18/03/2021
Saúde dos olhos e defesa do consumidor foram temas abordados na Tribuna Livre
Reprodução
Na Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (18), a Tribuna Livre foi utilizada por dois convidados. O primeiro, a convite do vereador Mário Nadaf (PV), falou sobre a importância do reconhecimento da optometria como profissão. O segundo, convidado pelo vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania), discorreu sobre direitos do consumidor.

O optometrista Rildo Bezerra, presidente da Associação Mato-grossense dos Optometristas, em sua fala, destacou que no dia 06 de março comemora-se o Dia Municipal do Optometrista, profissão que existe regulamentada em muitos outros países onde vêm prestando o trabalho de prevenção às causas da cegueira evitável.

Ele disse que “a optometria surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1980. No Brasil, ela chegou em 1990, mas ainda não é reconhecida, apesar de ser reconhecida pela OMS, como a primeira barreira à cegueira evitável”. O principal objetivo da optometria, segundo o presidente, é fomentar o autocuidado na saúde ocular.

O vereador Mário Nadaf ressaltou que no mundo inteiro verifica-se a tendência ao reconhecimento desse profissional, que é formado em nível superior para exercer a optometria. Nadaf destacou ainda que o debate para o reconhecimento da profissão está em curso em várias Câmaras Municipais.

O segundo tempo da tribuna foi ocupado pelo coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública de Mato Grosso, Carlos Eduardo Freitas de Souza.

O coordenador discorreu sobre o trabalho que o Núcleo realiza em defesa do consumidor não só cuiabano como também mato-grossense. Ele disse que o Núcleo tem condições de oferecer um excelente trabalho na defesa do consumidor, apesar do atendimento estar sendo realizado de forma online, através do WhatsApp e pelo site oficial da Defensoria.

Para o coordenador, grande parte da população ainda não conhece seus direitos na relação comercial, que abrange tanto o direito individual como também coletivo. Ele citou como exemplo a luta que está sendo travada na área da energia elétrica.

Por fim, Souza colocou o Núcleo à disposição da Câmara para uma atuação em parceria a fim de atender uma grande parcela da população.

O vereador Rodrigo Arruda e Sá ressaltou os trabalhos dos defensores na defesa dos consumidores, principalmente daqueles que não possuem condições de pagar um advogado particular.

Secom Câmara Municipal de Cuiabá