30/03/2021
Vereador solicita inclusão de coletores de lixo como prioritários na fila de vacinação
Da assessoria
O vereador Cezinha Nascimento (PSL) protocolou nesta terça-feira (30.03), na Câmara Municipal de Cuiabá, uma reivindicação solicitando a inclusão dos coletores de lixo, que prestam serviço na capital de Mato Grosso, no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19. No documento, Cezinha Nascimento pede que a secretaria de saúde priorize a vacinação dos coletores de lixo, por se tratar de um grupo totalmente exposto aos riscos de contaminação pelo coronavírus.

"Os coletores de lixo, que prestam relevantes serviços à nossa cidade, estão expostos à contaminação diariamente. Pois, ao exercer a função de deixar a cidade limpa, os trabalhadores, além de recolher os lixos das residências, de onde pode ter pessoas contaminadas, também coletam o lixo produzido em clínicas, hospitais, postos de saúde e laboratórios", justifica o vereador.

A esposa de um trabalhador, que ficou doente no exercício da função e faleceu dias depois, disse, que o marido pode ter sido contaminado durante o trabalho e, por isso, também defende a vacinação dos coletores de lixo.

"Tem que ser vacinados sim. Meu marido morreu de coronavírus e há uma grande possibilidade dele ter sido contaminado durante o trabalho", diz Giuzangela Martins, esposa do coletor de lixo Marinaldo, que morreu no último sábado (27).

Segundo informações, atualmente, aproximadamente 300 trabalhadores, entre motoristas e coletores, são responsáveis pela coleta de lixo em Cuiabá.

Gabriela Von Eye/Assessoria de Comunicação Vereador Cezinha Nascimento