06/04/2021
Edna cobra políticas para população migrante, atingida pela pandemia
Carol Siqueira/Secom Câmara Municipal de Cuiabá

Foi aprovada na sessão plenária desta terça (6) projeto de lei de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT) que institui no calendário oficial de eventos do município a Semana do Migrante, a ser comemorada na terceira semana do mês de junho.

Durante a sessão, ela destacou que esta população é uma das mais vulneráveis e destacou a falta de políticas públicas voltadas a ela.

"Pretendemos dar visibilidade à luta dos migrantes, daqueles que deixaram suas terras e vieram para cá e que, neste momento, não encontram acolhimento, não encontram políticas públicas no âmbito Municipal que possam fazer com que essas pessoas sejam tratadas com dignidade”, disse ela.

Segundo ela, a falta de políticas para migrantes na capital é um problema social grave e o município precisa providenciar atendimento digno a esta população. "É importante dar acolhimento e tratamento digno humanitário às pessoas que, também como cada um dos nossos antepassados, migraram em busca de uma vida melhor”.

Segundo a Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes de Mato Grosso, há pelo menos três mil haitianos e 200 senegaleses vivendo em Cuiabá, além de cubanos, vietnamitas e árabes. Segundo o Centro de Pastoral para Migrantes, mais de 220 mil pessoas já foram atendidas na instituição.

Segundo a entidade, a partir de 2013, quando aumentou a incidência de imigrantes na capital, acima de 7 mil haitianos passaram pelo local e, nos últimos dois anos, mais de 1,4 mil venezuelanos.

Segundo liderança representante de senegaleses em Cuiabá, mais de 300 deles já passaram pela capital, e que atualmente há cerca de 50 em Cuiabá e um número não conhecido deles vive no interior.

A vereadora Edna Sampaio tem mantido diálogo com o segmento dos migrantes na capital e, em fevereiro,  também apresentou indicação para a criação de um centro de atendimento ao migrante.

Neusa Baptista/Assessoria de Comunicação Vereadora Edna Sampaio