29/09/2009
Projeto de IPTU Progressivo prevê fim da especulação imobiliária
Luiz Alves
A chamada especulação imobiliária pode estar com os dias contados se o projeto de autoria do vereador Antônio Fernandes (PSDB) que prevê a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU Progressivo, for aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Wilson Santos. Conforme a proposta apresentada na sessão desta terça (29) pelo parlamentar, o valor do IPTU de lotes baldios será cobrado 3% em 2010, 5% em 2011, e em 2012 o percentual será elevado para 7% e de forma sucessiva a cada ano haverá reajuste de 2% sobre o valor atual. O aumento de 2% ao ano só será cessado quando for construído moradia ou salão comercial no terreno.

Fernandes argumenta que a intenção é eliminar a especulação imobiliária e melhorar a paisagem da cidade e principalmente evitar o acúmulo de matos e lixo que contribuem para a proliferação de animais peçonhentos e de mosquitos transmissores de doenças. "Nos primeiros cinco meses deste ano, Cuiabá perdeu seis pessoas vítimas da dengue, doença esta que tem proliferado graças a ausência de consciência da população e a infestação de mosquitos transmissores, frutos dos lotes baldios", afirma, no texto do projeto.

O vereador também se diz preocupado em razão da proximidade da Copa de 2014 e consequentemente com a imagem da cidade.
"Diante da perda de vidas humanas, do desleixo de pessoas que só visam o dinheiro ao patrocinar a especulação imobiliária e também da nossa obrigação em preparar Cuiabá para o mundo já que em cinco anos estaremos com a Copa de 2014, recebendo pessoas de todas as partes do mundo. Não podemos mais ter em nosso espaço urbano lotes abandonados", justifica. A medida passa a valer 60 dias após a aprovação.

Pollyana Araújo