14/04/2021
Renivaldo pede prioridade na vacinação de pessoas com deficiência e comorbidades
Secom Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) apresentou uma indicação ao Poder Executivo municipal solicitando a prioridade na vacinação contra a covid-19 das pessoas com deficiência e comorbidade em Cuiabá.

"Mesmo tendo ciência de que existe um amplo calendário com diversas "categorias" de pessoas a serem priorizadas em qualquer campanha de vacinação tradicional, é preciso destacar que a proliferação e contaminação do "coronavírus" é diferente de todas as experiências já absorvidas pelo nosso Sistema de Saúde Pública. Cabe destacar que as pessoas com deficiência e comorbidades <...> são extremamente vulneráveis a este vírus, independentemente de sua idade", diz trecho do documento apresentado pelo parlamentar.

Maria Benta de Barros Serra perdeu o marido pra covid-19. Ele faleceu aos 56 anos e tinha comorbidades. "Com essa indicação do vereador, eu espero que outras pessoas, nessa situação, possam se vacinar para evitar o pior", desabafa.

Aparecido da Conceição Cruz é deficiente visual e acredita que a iniciativa do vereador não poderia vir numa  hora mais oportuna possível. "Quando precisamos sair de casa estamos expostos ao vírus a todo instante", diz.

Se for acatado pelo prefeito, além das pessoas com deficiência, os que são diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças pulmonares crônicas, doenças renal e cardiovasculares, com obesidade grave, portadores de HIV, da síndrome de down, cirrose hepática dentre outros poderiam ser classificados como prioritários. Para ser prioridade, as pessoas teriam que comprovar que atende aos critérios para a vacinação, encaminhando documentos que comprovem que se enquadram em tais quadros sintomáticos.

Marcely Alves/Assessoria de Comunicação Vereador Renivaldo Nascimento