22/04/2021
Situação das pessoas vivendo com HIV/AIDS é tema de tribuna livre
Reprodução
A situação dos pacientes vivendo com HIV em Cuiabá foi o tema da tribuna livre nesta quinta-feira (22), por meio da participação da conselheira da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS em Mato Grosso, Francisca Batista de Souza, que compareceu a convite da vereadora Edna Sampaio (PT).

Francisca também é membro do Movimento das Cidadãs Positivas.  Ela denunciou a situação precária do prédio que abriga o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids, no bairro Grande Terceiro, em Cuiabá, e solicitou a reforma do local.

Segundo ela, a luta dos pacientes é contra as más condições do espaço, onde há diversos problemas de infraestrutura, entre eles goteiras e falta de higiene.

“Está um estado de calamidade pública dentro do nosso SAE Municipal do Grande Terceiro”, disse ela. “Nós estamos abandonados, os gestores nos abandonaram, muitos direitos nossos foram cortados".  A reclamação não se refere aos funcionários, mas aos gestores. “Nossos profissionais são ótimos”.

De acordo com a entidade, 5.300 pessoas são atendidas no Grande Terceiro e a reforma é uma reivindicação antiga. “A gente vem pedindo há muito tempo e, para isso, o prefeito precisa, primeiro, ter um local para abrigar estas 5.300 pessoas para que possa ser feita essa reforma e para que a gente não fique sem o tratamento, já que o SAE do CPA não nos acomoda”, disse ela, se referindo ao SAE do bairro CPA I, onde são atendidas 150 pessoas.

A liderança pediu ainda o apoio dos vereadores para o cumprimento da legislação municipal que ampara as pessoas vivendo com HIV/AIDS, oferecendo benefícios a estes pacientes na aquisição de residências e lotes.

“Este grupo é extremamente vulnerabilizado e ainda, infelizmente, vítima do preconceito e da ausência de políticas públicas e que agora, durante a pandemia, se encontra em situação de ainda maior vulnerabilidade. Quero convidar meus pares a se solidarizar com as pessoas que vivem com HIV e precisam da ajuda do poder público”, disse a vereadora Edna Sampaio.

Neusa Baptista/Ascom Vereadora Edna Sampaio