04/05/2021
Servidores participam de treinamento sobre novo sistema legislativo
Carol Siqueira/Secom Câmara
Os servidores da Coordenadoria das Comissões Permanentes participaram, na manhã desta terça-feira (04.05), de um treinamento para operar o novo sistema eletrônico legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá, o No Paper.

A implementação do projeto foi iniciado no ano passado e visa trazer eficiência na produção do parlamentar, além de extinguir a necessidade de fotocópias, trazendo economia de recursos e rapidez.

Oito servidores da coordenadoria participaram do treinamento, que aconteceu na sala de reuniões Júlio Pinheiro, realizada pela empresa Ágape Consultoria. A coordenadora das Comissões Permanentes, Fabiana Orlandi, disse que o novo sistema vai provocar uma revolução nos trabalhos desenvolvidos pelas comissões e, principalmente neste momento em que os encontros acontecem de forma virtual, trazendo eficiência para os trabalhos.

“Nós vamos ter um sistema que vai integrar o gabinete do vereador, o que ele produz lá, ele protocola no sistema, isso é recebido na Secretaria de Apoio Legislativo e aí chegou a nós que, além de cuidar da agenda das reuniões, colaboramos na elaboração dos pareceres. Agora nós vamos fazer tudo dentro do sistema, isso vai melhorar muito todo nosso trabalho, vai agilizar e lá na ponta, quando tiver uma lei, o cidadão vai ter mais informações, vai ficar muito mais simples”, comentou.

Modernização

O secretário Geral da Câmara, Bolanger José de Almeida, analisou que o sistema eletrônico vai promover mudanças profundas no legislativo.

"Nosso objetivo é fazer a redução drástica da produção dos trabalhos por papel, além de tornar muito mais eficiente e transparente os processos legislativos", disse.

O presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB),  comentou que ao adotar esta ferramenta tecnológica “a Câmara de Cuiabá vai ser referência neste quesito no Centro Oeste, pois este processo eletrônico vai aumentar o controle dos atos parlamentares e vai incentivar a participação popular, resultando em maior visibilidade e credibilidade ao trabalho parlamentar”.

Secom Câmara