Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/05/2021
PL prevê doação de absorventes e menstruação sem tabu
Carol Siqueira/Secom Câmara

Mulheres em situação de vulnerabilidade poderão ter garantido o acesso a absorventes higiênicos gratuitamente em Cuiabá. Projeto de lei de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT), que tramita na Câmara Municipal, prevê que o executivo forneça o item sem custo a mulheres acolhidas em abrigos, mulheres em situação de rua, em situação de extrema pobreza, recolhidas em unidades prisionais, adolescentes em regime de internação por atos infracionais e alunas a partir do 5º ano fundamental da rede pública de ensino.

O PL 005/2021 institui a política pública chamada “Menstruação sem Tabu”, que propõe a inclusão do absorvente como item obrigatório da cesta básica e prevê medidas para reduzir o preço ao consumidor final. Também sugere que nas doações sejam priorizados absorventes sustentáveis e coletores menstruais.

A política determina que o executivo crie programas de educação sobre o tema, realizando palestras e distribuição de material de orientação em escolas para promover a aceitação natural do ciclo menstrual e de combater a visão da menstruação como tabu.

“A questão da menstruação precisa ser discutida e debatida por esta Casa e pela sociedade de uma forma bastante ampla. A pobreza também incide sobre os corpos das mulheres na forma da pobreza menstrual. Isso significa que as mulheres mais pobres não têm acesso a absorventes higiênicos, acarretando uma série de dificuldades à saúde da mulher, gerando doenças”, disse a vereadora.

Segundo ela, um dos objetivos é diminuir as complicações de saúde e as ausências à escola e ao trabalho causadas pela falta de cuidados com a saúde no ciclo menstrual, situação que piorou com o empobrecimento.

“Também queremos que o poder público crie uma política de apoio ao empreendedorismo feminino na produção de absorventes de baixo custo e que possa incentivar uma atividade econômica de mulheres para mulheres, é um projeto que está sendo apresentado por vereadoras Brasil afora”, disse ela, citando também que a mesma proposta foi defendida pela deputada estadual Janaína Riva.

Neusa Baptista/Ascom Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.