12/05/2021
Câmara realiza audiência pública para debater sobre mudança de modal
Secom Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta sexta-feira (14.05) uma audiência pública para debater sobre a substituição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo BRT (Ônibus de Transporte Rápido). A iniciativa foi apresentada pelo vereador Sargento Vidal (Pros).

O encontro será realizado no formato híbrido, a partir das 8h30. O debate contará com poucos convidados que estarão presentes no plenário da Casa de Leis.

Para a discussão foram convidados o secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos no Governo do Brasil, Jean Carlos Pejo o ex-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Juarez Silveira Samaniego o governador Mauro Mendes (DEM) os presidentes e alguns vereadores das Câmaras de Cuiabá e Várzea Grande os prefeitos dos dois municípios o coordenador do Movimento Pró VLT, Vicente Vuolo e algumas pessoas da sociedade.

Vidal busca obter esclarecimentos técnicos quanto aos benefícios e malefícios que os modais podem trazer aos municípios para que assim possa ser tomada uma decisão política.

Na semana passada, o vereador e o presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), participaram de uma vistoria nos vagões do VLT que estão estacionados no Centro de Comando Operacional, em Várzea Grande. Vidal quis, antes da audiência, verificar in loco o trabalho já realizado, as estruturas instaladas e o estado dos vagões e trilhos após oito anos parados. No local, os vereadores analisaram que de fato os vagões ainda estão conservados.

Após a vistoria, o parlamentar concluiu que de fato a população tem que ter voz nessa mudança de modal. “Uma novela que vem há anos sem definição. Precisamos realmente de uma grande audiência pública com todos os Poderes. Temos que dar voz às pessoas. Temos que decidir de acordo com a população. O que a população escolher é o melhor para Capital”, disse ele.

Luana Valentim/Assessora de Imprensa Vereador Sargento Vidal