02/10/2009
No Centenário do IFMT profissionais são homenageados com moções
Luiz Alves
Sessão solene em comemoração aos 100 anos do IFMT
Emocionados ao discursarem sobre o centenário do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFMT) campus Octayde Jorge da Silva em Cuiabá, os vereadores Levi Pires de Andrade, o Leve Levi (PP) e Roosivelt Coelho (PSDB) entregaram na manhã desta sexta (02) moção de aplausos a funcionários e professores que se dedicaram à instituição que completou no dia 23 deste mês, 100 anos. “Mesmo eu tendo sido secretário e vereador a profissão que vai permanecer é a de professor. Isso é parte da minha história, passei minha vida na Escola Técnica” disse o progressista.

A sessão especial foi requerida pelos vereadores Roosivelt, que é ex-aluno do instituto e Levi, que é professor da instituição desde 1984. O diretor do campus centenário Ali Veggi Atala falou sobre a evolução do IFMT, que foi fundado em 1909, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets) e em 2008 passou a se chamar Instituto Federal de Mato Grosso, com cursos de graduação e pós-graduação.

José Bispo Barbosa que foi aluno, professor do departamento de eletro eletrônica e agora está como reitor da instituição lembrou que, com um novo programa do governo Federal houve uma expansão e o IFMT que até 2008 contava com 3 pólos, hoje já tem 6 campus em funcionamento e até o ano que vem serão inaugurados mais 4. “Hoje nós estamos em nove cidades com dez campus e somos a segunda instituição centenária do estado”, lembrou Bispo.

Julia Munhoz