13/05/2021
Vereador Dr. Luiz Fernando cobra repasses e Instituto Lions da Visão reabre as portas
Carol Siqueira/Secom Câmara
O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) cobrou nos últimos 15 dias o repasse de quatro folhas que estavam em atraso, por parte da Prefeitura Municipal de Cuiabá, ao Instituto Lions da Visão.

Na semana passada, a instituição que é filantrópica fechou as portas durante cinco dias e deixou de operar pelo menos 200 pacientes que aguardavam por uma vaga.

O Instituto Lions da Visão foi criado em 1999 no intuito de criar uma instituição para trabalhar no serviço de visão e para alcançar as pessoas carentes ou necessitadas e desenvolver pesquisa científica. Em julho de 2000, foi feita a Assembleia Geral onde juridicamente foi criada a Associação Centro Oftalmológica Lions Clube – Instituto da Visão, em cuja reunião também foi aprovado o estatuto da nova entidade.

De acordo com o diretor de relações públicas e institucionais, Jeferson Barbosa, atualmente a unidade oferece 100 atendimentos entre consultas oftalmológicas diárias e de 35 a 50 procedimentos cirúrgicos.

Para conseguir vaga na unidade, Jeferson explica que o paciente precisa procurar um posto de saúde e ser encaminhado pela unidade para que o instituto possa realizar a regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após passar pelas consultas, o paciente pode conseguir inclusive óculos para o uso pessoal.

“A unidade atende muitas famílias que não teriam condições de arcar com os custos de consultas, cirurgias e ainda mais os óculos. E nós encontramos um parceiro grande que foi o vereador Dr. Luiz Fernando que inclusive nos ajudará a inaugurar nos próximos 90 dias o maior Hospital dos Olhos da América Latina”, disse.

Para o vereador, atender uma instituição como essa que ajuda as pessoas a saírem da ‘escuridão’ é louvável.

“Foi rápido o pedido. Nós sentamos com a secretária de saúde municipal, Ozenira Félix, e conhecemos a estrutura que é de excelente qualidade e conseguimos que a Prefeitura pagasse duas de quatro folhas. Ainda nesta semana a terceira será paga e a última será agendada. Nós precisamos que o Poder Público atenda unidades como essas porque a oftalmologia é uma especialidade que mais cedo ou mais tarde as pessoas irão precisar dela”, pontuou.

Ainda de acordo com o vereador, ele também já se comprometeu a participar da inauguração da nova unidade do Hospital de Olhos, e também se comprometeu a destinar parte das emendas impositivas deste ano para a unidade.

“A estrutura é muito boa e está em fase final de acabamento. Inclusive todos os aparelhos que necessita a unidade já conseguiu comprar. Então, é algo magnífico participar de um projeto como esse que ajuda a salvar vidas”, finalizou.

Rayane Alves/Ascom Vereador Dr. Luiz Fernando

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo