05/10/2009
Vereador acredita que painel opaco entre caixas eletrônicos inibe assaltos
Luiz Alves
O vereador Paulo Borges Júnior (PSDB) elaborou um projeto de lei que trata da instalação de painel opaco entre os caixas e os clientes em espera em todas as agências bancárias e instituições financeiras localizadas no município e também proíbe a utilização de telefone celular, ou equipamento similar. Ele lamenta o fato de Cuiabá estar sendo assolada por uma onda de crimes. “Nos últimos anos os bancos têm auferido lucros históricos, no entanto, não estão adotando as medidas necessárias para garantir a segurança dos seus clientes", disse.

O parlamentar acredita que a simples implantação do do painel entre os caixas e demais clientes em espera nas agências, impossibilitando a visão das pessoas que estão sendo atendidas, proporcionará um ganho significativo na segurança dos clientes, na medida em que as demais pessoas que estiverem no banco não poderão visualizar quais as operações estão sendo realizadas pelo cliente, além de proporcionar uma maior privacidade.

O artigo 4° do projeto proíbe a utilização de telefone celular, ou equipamento similar, nas dependências das agências bancárias e instituições no município de Cuiabá. Paulo Borges acredita que a vedação ao uso do telefone celular dentro das agências bancárias e instituições financeiras impedirá que eventuais assaltantes, que transitem no interior dos bancos, repassam as informações sobre os clientes em atendimento para aqueles que estão fora da agência.

Disse que a conjugação de tais medidas diminuirá consideravelmente a ocorrência dos famosos assaltos conhecidos popularmente como “saidinha de banco”, pois, com a instalação dos painéis os assaltantes não terão como saber quais clientes estão realizando saques vultuosos ou apenas simples pagamentos e, ainda que consigam visualizar alguma informação realizada pelos clientes não terão como repassar tais informações para aqueles que estão fora da agência bancária.

“Sabemos que a competência para legislar sobre matérias de direito penal e processual penal é privativa da União, restando poucas possibilidades para que os Estados ou Municípios atuem em defesa da sua população. Esta é uma das raras oportunidades em que a Câmara Municipal de Cuiabá pode ao mesmo tempo preservar os seus cidadãos e colaborar com a segurança pública”, ressaltou.

Roseli Cordeiro