23/06/2021
Com bebês de até um ano, mulheres que estão amamentando ganham o direito à prioridade na fila da vacina em Cuiabá
Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá
A inclusão de lactantes no grupo prioritário foi solicitado pelo vereador Cezinha Nascimento através de indicação.
Temporariamente, a vacinação das lactantes está sendo realizada somente no Senai Porto. Veja como tirar dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19.

Na terça-feira (22/06), a prefeitura de Cuiabá divulgou o início do cadastramento para lactantes, com idade a partir de 18 anos, que estejam amamentando bebês de até um ano de idade (11 meses e 29 dias) para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Para se cadastrar, é necessário entrar no site vacina.cuiaba.mt.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar a vacina.

No dia da vacinação, as lactantes devem levar o QR Code impresso, cópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e cartão do SUS atualizado. As cópias dos documentos ficarão retidos no local da vacinação.

Em apoio ao movimento das mães lactantes de Cuiabá, o vereador Cezinha Nascimento (PSL) protocolou, no dia 25 de maio (terça-feira) na Câmara Municipal de Cuiabá uma indicação (número 801/2021) reivindicando a inclusão de mulheres lactantes na fila prioritária para a imunização contra a Covid-19.

"Neste momento de pandemia, onde temos visto tantos filhos ficarem sem suas mães, é necessário termos empatia, se colocar no lugar do outro, imagina um bebê que está amamentando ficar sem a mãe? Quando uma mãe fica doente toda a família sofre e se essa mulher for lactante o sofrimento é ainda maior. Além disso, segundo pesquisas, existem prejuízos psicossociais em perder uma mãe de forma tão precoce, por tudo isso, defendo que as mulheres, em fase de amamentação devem ser incluídas no grupo prioritário, por estar em situação de maior vulnerabilidade, com um ser humano em contato direto com ela, que depende da mãe para se alimentar”, disse o vereador Cezinha Nascimento, em defesa da vacinação das mulheres lactantes, no texto da reivindicação.

Temporariamente, segundo informações da prefeitura de Cuiabá, a vacinação das mulheres lactantes está sendo aplicada somente no Senai Porto. Os outros quatro polos de vacinação (Sesi Papa, estacionamentos da Assembleia Legislativa e Universidade Federal de Mato Grosso e o Sesc Balneário) estão com as atividades suspensas  desde quarta-feira (23), devido à falta de vacinas.

Os outros grupos que estavam agendados para o recebimento da primeira dose devem aguardar a retomada das atividades e verificar o agendamento no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br.

Dúvidas e ou reclamações com relação à vacinação em Cuiabá podem ser sanadas através do número de telefone 0800 645 0156 ou no e-mail ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, com intervalo de duas horas do almoço, das 12h às 14h.

Gabriela Von Eye/Gabinete Vereador Cezinha Nascimento