19/07/2021
Câmara realiza terceira audiência pública para debater LDO 2022
A audiência pública foi realizada no formato remoto nesta segunda-feira (19).

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta segunda-feira (19) a terceira e última Audiência Pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. A reunião foi convocada pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária.

No último encontro foram debatidas as diretrizes das Secretarias de Assistência Social, Mobilidade Urbana, Saúde, Meio Ambiente, Ordem Pública e Habitação.

Na apresentação dos dados, o diretor de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Charles Zandonato, destacou que o executivo está em processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA), que vai ser válido para os exercícios financeiros de 2022 a 2025.

“No PPA inserimos todas as ações previstas para serem executadas nesse período. Como não é possível fazer tudo o que a gente prevê no PPA, de apenas um exercício financeiro, então a LDO vem para dizer quais são essas ações que serão priorizadas naquele exercício. A LDO fazemos todos os anos e o PPA fazemos a cada quatro anos”, explicou

Ainda segundo o diretor, posteriormente, na Lei Orçamentária Anual (LOA) que deverá ser apresentada em uma próxima audiência, serão expostos os valores dessas ações priorizadas na LDO.

Para o ano de 2022, o Executivo municipal estima receita e despesa de R$ 4.082.967.871.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Chico 2000, a partir de agora a LDO entra em pauta para votação na reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Fiscalização e Execução Orçamentária. “Vamos fazer o parecer sobre a LDO que vai estar na pauta na sessão desta semana para ser aprovada em dois turnos”, disse.

Além dos representantes das pastas do executivo, também participaram da reunião os vereadores, Tenente Coronel Paccola (Cidadania), Dídimo Vovô (PSB), Demilson Nogueira (PP), Pastor Jeferson (PSD) e Edna Sampaio (PT).

A primeira audiência (08.07) tratou sobre as diretrizes orçamentárias da Secretaria de Governo, Arsec, Controladoria, Procuradoria, Gestão, Cuiabá Prev, Fazenda, Comunicação e Planejamento.

Já na segunda (15.07) foram discutidas as propostas para as pastas de Educação, Cultura, Trabalho, Turismo, Obras Públicas, LIMPURB (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana) e Secretaria da Mulher.

Assista a audiência pública: https://www.youtube.com/watch?vucaEyyEFBww

Secom Câmara