Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
12/08/2021
Câmara participa de ação de conscientização sobre a Lei Parada Segura
Walfredo Rafael/ Secom Câmara
A atividade foi realizada nas principais paradas de ônibus da Capital
A lei garante às mulheres o direito de desembarcarem dos transportes coletivos, após às 21h, em qualquer lugar que considerar seguro, desde que mantendo a própria rota do ônibus. 

A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio da Sala da Mulher, em parceria com o gabinete da vereadora Maria Avalone (PSDB) e da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), promoveram, quarta-feira (11.08), uma ação de conscientização com entrega de panfletos e orientações sobre a Lei nº 5.944/2021, conhecida como Parada Segura.

A lei garante às mulheres o direito de desembarcarem dos transportes coletivos, após às 21h, em qualquer lugar que considerar seguro, desde que mantendo a própria rota do ônibus e em locais que seja possível estacionar para desembarque.

Segundo a vereadora Maria Avalone, a lei está completando seis anos e é de suma importância a divulgação para que as mulheres saibam sobre os seus direitos.

“Quando conversei com algumas mulheres percebi que a maioria delas não tinham informação desta lei e que é justamente para que elas usem quando tiverem necessidade, a caminho de casa, da faculdade”, explicou Maria.

A ação foi realizada nas principais paradas de ônibus da Capital. A equipe esteve na Praça Alencastro na parte da manhã e no final da tarde na Estação de ônibus do CPA I.

"A partir das 21h, em qualquer rota que ela esteja seguindo e necessite parar, ela deve solicitar ao motorista. Caso não seja atendida, faça sua denúncia a MTU", disse a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni.
 
De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher, Thamires Rondon, e a primeira-dama, Amabila Camargo, a Câmara tem trabalhado para colaborar no fortalecimento das políticas públicas para mulheres.

“A divulgação dessa lei é importante, pois visa dar maior segurança para as mulheres que usam o transporte coletivo”, declararam.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.