21/09/2021
Em comemoração ao Dia da Árvore, vereador planta 60 mudas de ipês em bairro de Cuiabá
Gabinete Vereador

Na manhã desta terça-feira (21 de setembro), o vereador Cezinha Nascimento (PSL) promoveu uma ação de plantio de árvores, fornecidas pelo Horto Florestal Tote Garcia, da espécie Ipê, na avenida Milton Figueiredo, situada no Bairro Dr. Fábio Leite II, em Cuiabá. O plantio das 60 mudas de ipês rosas, brancas, amarelas e roxas, tem como objetivo embelezar a cidade e contribuir para amenizar o calor em Cuiabá.

De acordo com o vereador Cezinha Nascimento, que é cuiabano, o clima da capital de Mato Grosso está se tornando cada dia mais quente. Segundo ele, Cuiabá sempre foi um lugar de clima, extremamente, quente, mas o grande número de árvores que existiam na cidade contribuía para amenizar o calor, no entanto, infelizmente, muitas árvores foram exterminadas, principalmente, em 2013, por conta das obras da Copa do Mundo, realizada em 2014. Na época, cerca de três mil árvores foram arrancadas do solo cuiabano, somente, para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e como consequência, da degradação ambiental, o clima na cidade está se tornando cada vez mais quente, principalmente, na época da seca e para minimizar o calorão uma das opções é plantar mais árvores.

"Plantar árvores pode parecer um gesto pequeno, que parece não ter impacto, mas elas influenciam muito na qualidade de vida das pessoas, pois, além de ajudar a manter o ar limpo, pesquisadores afirmam que uma árvore grande e saudável produz o mesmo efeito de dez aparelhos de ar-condicionado funcionando 20 horas por dia, que a sombra das árvores pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C e que apenas uma árvore consegue absorver mais de três mil litros de água de chuva, diminuindo a contaminação de lençóis freáticos e mananciais em 7%", explica o parlamentar, prometendo realizar diversas ações em prol do meio ambiente, durante todo o seu mandato como vereador por Cuiabá.

Gabriela Von Eye/Gabinete Vereador Cezinha Nascimento