Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/10/2021
Câmara realiza segundo dia de palestras na Semana da Saúde
Secom Câmara
As palestras começaram na última segunda-feira (4) e acontecem até a próxima sexta-feira (8)
A programação desenvolvida pelo Núcleo Assistencial e Ouvidoria do Legislativo debateu sobre a obesidade e prevenção ao câncer de próstata


Nesta terça-feira (5), a Câmara Municipal de Cuiabá realizou o segundo dia de palestras na "Semana da Saúde - Cuidando de Você”. A programação desenvolvida pelo Núcleo Assistencial e Ouvidoria do Legislativo debateu sobre a obesidade e prevenção ao câncer de próstata.
 
O primeiro tema discutido nesta manhã no Plenário Ana Maria Couto, o Plenarinho, foi sobre a obesidade. O médico servidor da Casa, Dr. João Baçan, explicou sobre a importância da conscientização sobre os riscos da doença.
 
“É de total importância essa conscientização dos nossos servidores, quanto a necessidade de se entender a doença.  E que de fato existe um tratamento como todas as outras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e que são importantes de serem acompanhadas por um médico”, explicou.
 
“Em geral, o que a gente observa nos pacientes obesos, a grande maioria acaba decorrendo hipertensão arterial e diabetes crônica. Essas são as principais complicações que a doença causa. Fora riscos aumentados para acidentes vasculares encefálicos, infarto do miocárdio, apneia do sono, algumas doenças oncológicas. É uma doença grave que precisa ser tratada, porque ela pode trazer uma mortalidade elevada em curto, médio e longo prazo”, complementou o médico.
 
O doutor João Baçan finalizou explicando as principais causas que levam os pacientes a quadros de obesidade.

“As principais causas da obesidade estão relacionadas à má alimentação e com a baixa atividade física. Não tem como falar em tratamento para obesidade sem antes mudar o estilo de vida”, disse o clínico.
 
A segunda palestra debateu sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Dr. Newton Tafuri, médico urologista, explicou que só falando sobre o tema será possível ter um resultado melhor.
 
“Nosso tema é prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença de altíssima relevância para o sexo masculino. Por se tratar do tipo de câncer mais comum que atinge os homens, com exceção do câncer de pele. Mesmo nos dias de hoje ainda tem alta incidência, alta mortalidade de uma doença que se tratada no início tem um índice de cura acima de 90%. A gente entende que a prevenção e o diagnóstico precoce é a chave para que possa ter um resultado melhor”, relatou o urologista.
 
A servidora Sueli Nascimento, que tem acompanhado todas as palestras, disse que são assuntos importantes a serem tratados, reforçando que os servidores devem ter um autocuidado com saúde.

“É um cuidado a mais que a gente tem que ter. Eu tenho obesidade e estou em tratamento, esse é um assunto bem relevante, às vezes a pessoa esquece de se autocuidar. São assuntos que a gente tem que estar tratando, ter esse cuidado. Não só sobre obesidade, amanhã terá mais assuntos. Eu gosto disso e vou participar”, disse Sueli.

Programação - As palestras começaram na última segunda-feira (4) e acontecem até a próxima sexta-feira (8). Temas como "Atitudes que devo tomar quando me machuco", "Ergonomia" e "Má alimentação e seu impacto na manutenção da saúde física e mental nos dias atuais" ainda devem ser debatidos nos próximos dias.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.