07/10/2021
Câmara comemora toneladas de alimentos arrecadados e começa a distribuição de mais de mil cestas
Walfredo Rafael/Secom Câmara
Foi realizada nesta quinta (7) a entrega simbólica de 10 cestas básicas

Dez mulheres chefes de famílias que moram em Cuiabá e passam por situação de vulnerabilidade social foram as primeiras a receberem as cestas básicas arrecadadas durante a campanha "Boa Boa Ação é Doação", da Câmara Municipal de Cuiabá. A ação foi finalizada nesta quinta-feira, 7 de outubro, com um marco histórico no Legislativo.

Foram 25 toneladas de alimentos arrecadados em 43 dias, o que proporcionará a entrega de mais de mil cestas básicas.

A campanha contou com a parceria de diversos empresários e voluntários, como o circo Kroner, Cuiabá Esporte Clube e Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT). A iniciativa foi realizada pela Sala da Mulher da Câmara de Cuiabá e articulada pela primeira-dama do Legislativo e voluntária da ação, Amabila Camargo.

Além dos alimentos, que são considerados essenciais, como arroz, feijão e óleo, também foram doados leite e bolacha. Ainda será doado às famílias beneficiadas pela ação um cartão com crédito de R$ 100 para realizar compras em supermercados credenciados à ASMAT.

“A pandemia prejudicou a renda de muitas famílias. Tudo começou quando recebemos 20 cestas básicas e fomos levar em bairros carentes. Foi então que despertei a ideia de arrecadar mais alimentos e me surpreendi. Foram toneladas de alimentos. É esperança que chega na mesa dos cuiabanos. Esse é o dever da Casa do Povo”, desta Amabila Camargo.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), destaca que a entrega dos donativos é uma maneira de amenizar o sofrimento das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente neste período de pandemia.

“Espero que seja só a primeira de muitas ações em prol da população cuiabana. Temos uma Sala da Mulher com olhar fraterno, voltado para os menos favorecidos. Atitudes como essa não vão parar nesta Casa. Nosso dever é ajudar o povo, e vamos ajudar. Hoje não foi o encerramento, mas sim o início dessa campanha”, disse Juca.

“Isso é o papel da Câmara de Cuiabá, olhar o lado social, cuidar do povo. Essa é a Casa do povo cuiabano e devemos ajudar. Nós contribuímos com essa campanha e o nosso papel é ajudar a população. Vamos matar a fome de quem precisa”, destacou o vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos).

A coordenadora da Sala da Mulher, Thamires Rondon, destaca que as cestas básicas serão entregues no decorrer dos próximos dias. “A missão agora é entregar essas cestas básicas. Vamos selecionar as famílias e distribuir em bairros onde encontramos um grande número de famílias carentes. Muitos ainda estão sofrendo muito com os efeitos da pandemia da Covid-19 e o que estamos fazendo é o mínimo para ajudar”, destacou a coordenadora da Sala da Mulher.

Dona Judite Leite, 69 anos, moradora do bairro Jardim Indecência, destaca que nunca viu uma ação como esta na Casa de Leis cuiabana. “Esse alimento chegou numa boa hora, estou muito feliz”, disse emocionada a dona de casa que cuida do irmão deficiente e dois netos.

Cada cesta básica contém: arroz, feijão, macarrão, óleo, sal, açúcar, café, farinha de trigo, fubá, sardinha, extrato de tomate, leite e bolacha.

A solenidade também contou com a participação dos vereadores Marcus Brito Júnior (PV), Edna Sampaio (PT) e Maria Avalone (PSDB), de representantes do Circo Kroner, empresários e servidores da Câmara.

alterado dia 08.10.2021, às 9h30

Secom Câmara