05/11/2021
Servidores do DENASUS são homenageados em Cuiabá-MT
Secom Câmara
Foram homenageados servidores ativos, inativos e falecidos através de seus representantes

Na última quinta-feira, 28 de outubro, dia do servidor público, colaboradores da Seção de Auditoria do Estado de Mato Grosso (SEAUD/MT), ligada ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS), foram homenageados em um evento que contou com a participação da Câmara Municipal de Cuiabá. A iniciativa contou com a colaboração dos auditores João Paulo Martins Viana e Alex Brito de Souza da SEUAD/MT e do Sindicato da União Nacional dos Auditores do SUS (UNASUS), que aproveitou a ocasião para também homenagear os colegas.

Realizada no Cine Teatro Cuiabá, a solenidade homenageou os servidores de Mato Grosso pelos relevantes serviços prestados no âmbito federal acerca do controle e auditoria do SUS. A Câmara Municipal, por meio do vereador T. Coronel Paccola, entregou uma moção de aplausos aos servidores e também para a Presidente da UNASUS Sindical, Solimar Vieira da Silva Mendes, e ao Diretor do DENASUS, Claudio Azevedo Costa.

O Departamento (DENASUS) tem a responsabilidade de exercer as atividades de auditoria do SUS, fortalecer a consolidação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), numa articulação Inter federativa, contribuindo para a qualificação da gestão, visando melhoria da qualidade na atenção à saúde para o acesso dos usuários às ações e aos serviços de saúde. Está organizado de forma descentralizada, tendo em cada unidade da Federação uma representação Federal, denominada de Divisão de Auditoria ou Seção de Auditoria - SEAUD.

Votada e aprovada por todos os vereadores em plenário na Câmara Municipal de Cuiabá, a Moção de Aplausos é o primeiro reconhecimento à Instituição em nível nacional. “O trabalho de vocês faz a diferença na vida de milhares de pessoas que utilizam o sistema público de saúde. Vocês enfrentam e não se omitem diante das irregularidades e fazem da honestidade um dever, uma obrigação. Vocês com certeza estão construindo fatos históricos no momento mais difícil enfrentado pelo Brasil nos últimos anos. Hoje sei que os documentos produzidos pelo DENASUS são orientativos para os Órgãos de investigação. Faço questão de divulgar estes trabalhos e dizer que aqui temos servidores que estão dispostos a servir ao público. Me sinto satisfeito por estar proporcionando esta homenagem do Parlamento Municipal de Cuiabá. Que esta luta DENASUS renda frutos e que ela se torne uma Autarquia Federal pelo retorno que vocês proporcionam a toda população para que não continue sendo refém da corrupção”, disse Paccola.

O Auditor João Paulo Martins Viana entregou a Presidente do UNASUS Sindical, Solimar Vieira Mendes, uma placa em homenagem de gratidão e reconhecimento pelos trabalhos prestados à frente do Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria, com ‘votos de paz, saúde e felicidade dos colegas de Mato Grosso’, dizia a placa.

“Trabalhamos anos e anos, nas estradas, vamos pra casa e não temos oportunidade de receber estes agradecimentos durante todos estes anos de dedicação. Sabemos das nossas lutas e fico emocionada não só por mim, mas pelos meus colegas, lutamos por dias melhores na auditoria, dias melhores para nossos servidores e como muitos, dedicamos nossa vida ao trabalho de onde passamos maior parte do tempo. Eu acredito muito em dias melhores para o SUS”, declarou Solimar.

As fotos no evento estão disponíveis através do link: https://www.flickr.com/photos/camaramunicipalcuiaba/albums/72157720084329156

Gabinete Vereador Tenente Coronel Paccola