Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/11/2021
Tribuna livre discute sobre o Dia de Zumbi e da Consciência Negra
Secom
Rinaldo Almeida foi convidado pelo presidente para participar da tribuna
O ex-vereador Rinaldo Almeida comentou sobre a lei que estabeleceu o dia 20 de novembro como feriado municipal


O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi tema da tribuna livre da sessão ordinária desta quinta-feira (18), na Câmara de Cuiabá. O assunto foi debatido pelo professor e ex-vereador Rinaldo Almeida, autor da Lei municipal n° 3.991/00 que estabelece o dia 20 de novembro como feriado municipal em homenagem a Zumbi dos Palmares.
 
O ex-vereador lembrou que Cuiabá foi a segunda capital brasileira, na época, a aprovar este projeto. Ele ainda destacou a representatividade de Zumbi para a população negra.

"Um país diverso igual ao nosso, onde a população negra representa mais da metade, é justo nós termos um representante histórico, Zumbi dos Palmares, que pra nós é um dos maiores heróis nacionais juntamente com Tiradentes. Isso é uma correção histórica, é uma dívida que este país tem com a sociedade brasileira", lembra Rinaldo.

Na tribuna, ele pediu aos parlamentares que lutem para que a data continue no município. "Esta Câmara tem o dever histórico de permanecer com essa lei. É uma lei do parlamento foi gestado, parido e criado aqui".

O presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), agradeceu a presença do ex-vereador e destacou a importância do dia da Consciência Negra. "O povo negro ainda sofre com racismo e outras mazelas, sofre para ter acessos a seus direitos, esse dia serve de reflexão e também para discutir políticas públicas de igualdade racial", destacou.

Texto alterado dia 19.11, às 13h59

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.