Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/12/2021
Votação sobre PCHs: Vereadora aponta autonomia da Câmara
Reprodução
A vereadora Edna Sampaio (PT) apontou a posição autônoma assumida pela maioria dos parlamentares que, nesta terça (14), defenderam em bloco o projeto de lei que proíbe a construção de Usinas Hidrelétricas e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no rio Cuiabá, de autoria do vereador Eduardo Magalhães (Republicanos).

O PL havia recebido parecer negativo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Vinte parlamentares votaram contra a CCJR e o processo segue em tramitação.

“Fizemos um voto político, contrário a uma Comissão de Constituição e Justiça que respeitamos, mas entendemos a importância do debate público sobre a preservação do rio Cuiabá”, disse ela.

“Fico feliz que esta Casa possa assumir posições de protagonismo, como fez em relação a esta matéria, na questão do VLT e em várias outras”, disse.

A vereadora reconheceu a importância de discutir a competência do município para legislar sobre seu território e defendeu que o tema seja levado a tribunais superiores.

“Embora a União tenha competência exclusiva de legislar sobre as águas, temos um conflito de interesse local sobre o qual esta Casa tem o poder de legislar”, disse ela.

“Precisamos interferir neste debate, que é político e jurídico, Cuiabá tem que ser protagonista. O rio é do povo cuiabano e de todos os ribeirinhos”, comentou.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.