16/12/2021
Vereador diz que governo está fazendo segregação ao criar descontos diferentes na Previdência de Militares
Secom Câmara
O vereador Sargento Vidal (Pros) criticou duramente o governo, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), na Câmara de Cuiabá, pelo Projeto de Lei que diminui a alíquota de contribuição previdenciária paga pelos policiais e bombeiros militares do Estado. O valor passará a ser de 14% para 10,5% para os que recebem até R$ 9 mil.

O governador Mauro Mendes encaminhou nesta quarta-feira (15.12), o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa e foi aprovado nesta manhã pelos deputados. Essa é a chamada alíquota progressiva, mas para Vidal, isso é uma "segregação que o governo está fazendo" com os militares, pois ele acredita que o desconto de 10,5% poderia ser para todos é não somente para os que recebem até $9 mil. Para quem recebe a mais que este montante, o desconto da alíquota previdenciária permanece em 14%.

"Nossos representantes na Assembleia Legislativa falharam, fez feio e deixou a corda arrebentar mais ainda para o lado mais fraco que é de cabos e soldados, piorou a situação dos aposentados. Além de que, segregou a tropa da Polícia Militar. Há 20 anos a Polícia Militar tinha salário para cabos e soldados, para sargentos  e subtenentes, e para oficiais, o governador negociava em cima e arrebentava os debaixo. O que aconteceu foi voltar a segregação novamente e ninguém da tropa está contente com isso e eu espero que haja mudança", destacou Vidal completando as críticas feitas pelo seu colega de Parlamento, o também militar, Sargento Joelson que se mostrou revoltado com a decisão do governador.

O parlamentar ainda destacou que os militares estiveram presentes em todos os momentos difíceis, inclusive, durante a pandemia, o governador dá 7% de RGA, quando o índice acumulado do INPC dos últimos 12 meses já ultrapassou os 11%.

Com o PL aprovado na AL, os vereadores Sargento Vidal, Sargento Joelson (SD) e Tenente Coronel Paccola (Cidadania) pretendem levar a discussão para dentro do Legislativo Municipal.

Luana Valentim/Gabinete Vereador Sargento Vidal

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo