03/11/2009
Vídeo de prevenção à pedofilia será anexado ao relatório final da CPI
Após cinco meses de investigação, a CPI da Pedofilia foi concluída. Antes de ir a plenário para apreciação, a comissão vai produzir um vídeo de prevenção ao abuso de crianças e adolescentes que deverá ser exibido em escolas municipais e particulares. De acordo com o presidente da CPI, vereador Roosivelt Coelho (PSDB), as imagens serão anexadas ao relatório conclusivo e entregue até o final deste mês ao senador Magno Malta (PR-ES), que conduz a CPI da Pedofilia no Senado. “Esse vídeo, que terá inclusive a participação da companhia de teatro do vereador Totó Cesar, visa orientar, de forma lúdica, crianças e adolescentes a não serem induzidos por pedófilos”, explica o parlamentar.

Representantes de segmentos em defesa desta causa, como psicólogos, promotores da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar, membros da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselheiros tutelares também participarão da elaboração do vídeo. Durante o período em que esteve em vigor, a CPI realizou cinco sessões itinerantes na Capital, sendo que uma delas aconteceu na zona rural do Distrito de Nossa Senhora da Guia, onde a população teve direito a fazer vários apontamentos. Na área rural, a comunidade cobrou maior participação do poder público e mais campanhas de conscientização sobre pedofilia.

Uma das motivações para abertura da CPI, em maio deste ano, foi o caso do menino Kaytto Guilherme do Nascimento, de 10 anos, violentado sexualmente e morto em seguida pelo pedreiro Edson Alves Delfino. O episódio chocou a população cuiabana. Roosivelt avalia que um dos fatores que implica no crescente índice de pedofilia é a ausência dos pais, que para trabalhar deixam os filhos com parentes e vizinhos. Isso pode ser evitado com a ampliação de creches e escolas em período integral. Além disso, destaca que é preciso a união de esforços das três esferas de poder: União, Estado e município. “Se não houver responsabilidade nos três níveis de governo é impossível fazermos isso. É preciso compromisso”, enfatiza.

O trabalho da CPI foi respaldado pelo Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz ser dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Pollyana Araújo