25/02/2022
Servidores participam de treinamento para implantação do Processo Eletrônico
Secom Câmara

Servidores da Câmara Municipal e da Prefeitura de Cuiabá participaram nesta quinta-feira (24) do treinamento para implantação do processo eletrônico nos poderes Legislativo e Executivo do município, o Programa "No Paper". A reunião aconteceu no Salão Nobre no Palácio Alencastro por videoconferência. A alteração visa trazer mais transparência e agilidade em todos os processos legislativos que tramitam entre os poderes.

Essa série de ações para mudança do Processo Físico para o Processo Eletrônico vem sendo realizada desde o início de 2021. O novo modelo traz uma ferramenta que eliminará o uso de papéis nos trâmites legais do poder público.

"O sistema gera uma economia financeira muito grande, uma vez que vamos parar de usar o papel, facilitando o acesso da população e do usuário interno da prefeitura, além da rapidez, pois hoje em dia é tudo físico. A partir de agora temos transparência, consulta pública, ou seja,  o acesso facilitado", pontuou a secretária de Gestão de Pessoal, Bárbara Helena de Noronha.

Nesta nova forma que passará a tramitar todas as demandas discutidas em plenário, além de extinguir as pastas físicas usadas para cumprir os protocolos e outras fases, trará principalmente mais agilidade e transparência na elaboração do processo legislativo.

A coordenadora das Comissões Permanentes, Fabiana Orlandi, que também esteve à frente dessa implantação, destaca mais detalhes sobre o sistema.

"Vai ser extraordinário. O objetivo é, quando chegar o fim do ano de  2022, essa gestão da mesa diretora entregue para a próxima uma forma totalmente nova e revolucionária do que nós fazemos, nossa atividade fim que é a elaboração do processo legilsativo", explica Fabiana.

O presidente da Casa, Juca do Guaraná Filho (MDB), que pegou o processo ainda em forma de ideia e sugestão, falou desse grande avanço conquistado em sua gestão.

"A Câmara de Cuiabá vai ser referência neste quesito no Centro Oeste, pois este processo eletrônico vai aumentar o controle dos atos parlamentares e vai incentivar a participação popular, resultando em maior visibilidade e credibilidade ao trabalho parlamentar”.

Secom Câmara