Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/03/2022
Doença rara foi tema da Tribuna Livre realizada quinta-feira
Secom Câmara
O HTLV é uma doença semelhante ao HIV. Sua transmissão pode ocorrer no ato sexual e também na amamentação do bebê.

Causas e tratamentos do Vírus Linfotrópico da Célula T Humana HTLV 1 e HTLV 2 foi um dos temas da Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta quinta-feira (03) na Câmara Municipal de Cuiabá. Paciente e médica que fazem tratamento estiveram presentes para falar sobre essa doença que é pouco discutida. O vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania) trabalha em um projeto de lei que visa tratar doenças raras.

O HTLV é uma doença semelhante ao HIV. Sua transmissão pode ocorrer no ato sexual e também na amamentação do bebê, passando de mãe para filho. A diferença é que o vírus tem patologias mais graves, considerado degenerativo e podendo chegar ao óbito. 

A médica Letícia Rossetto esteve, de forma online, na Tribuna e explicou mais sobre essa doença que não tem tratamento e nem cura, mas que pode proporcionar uma boa qualidade de vida ao paciente se for descoberta em estágio inicial. 
"O HTLV não tem medicação, não tem cura. Infelizmente não tem medicação nem para gente controlar a replicação do vírus. A principal forma de transmissão nos casos de leucemia é a através da amamentação, ou seja, a mãe que não sabe que tem HTLV amamenta o seu filho, transmite o vírus, e o seu filho tem grande chances de ter leucemia por causa desse vírus. Esse vírus infecta de 5 a 10 milhões de pessoas em todo o mundo, mas a gente nem sabe o real valor de pessoas infectadas, porque não tem uma testagem adequada sobre essa doença. E a maioria desses casos é assintomático", explica a médica. 

Angela Maria Santana, diagnosticada com o vírus que é autodegenerativo, disse da importância de receber apoio do Legislativo na luta pela informação e diagnóstico. 

"Não se tem números da quantidade de pessoas que são portadoras desse vírus. Porque em diversos estados não fazem essa testagem, então não tem como ter números específicos. Eu procurei o vereador Rodrigo, que me recebeu de braços abertos para que seja criado um projeto de lei que faça esse teste do HTLV em todas as gestantes, assim como pede outros tipos de exames. É muito importante esse diagnóstico para evitar  futuras patologias", agradeceu o apoio.

O vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), que fez convite para debater sobre o tema, explica que está desenvolvendo um projeto de lei que vai impactar na vida da população que terá o direito de diagnóstico e tratamento. 

"Esse projeto de lei está tramitando aqui pela Casa para que possa ser colocado em pauta e assim aprovado. Esse projeto em si cabe exames se sorologia para detecção de doenças raras, e também o tratamento dessa doença. Isso vai facilitar a vida do cidadão cuiabano", disse o vereador.


Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.