01/04/2022
Câmara sedia Semana Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autismo
Secom Câmara

Foi realizado nesta quinta-feira (31), no Plenário das Deliberações, a abertura das atividades da Semana Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O evento contou com representantes da Associação de Amigos do Autista (AMA), das secretarias de Direitos Humanos, da Saúde e da Educação do município e país de pessoas com TEA.

O portador de autismo se enquadra no grupo de pessoa com deficiência (PcD), por isso a necessidade de políticas públicas para inclusão desse público nas escolas, saúde, especializada, mercado de trabalho e na sociedade. A vice-presidente da Ama, Kelly Viegas, ressalta a importância de levar esse conhecimento por meio da Casa à sociedade.

"É de extrema importância para os pais e sociedade saber quais são os direitos que o seu filho tem, como a inclusão no mercado de trabalho. Essa parceria entre a secretaria com a AMA e a Câmara é muito importante. O autista pode estar em todos os lugares, eles são pessoas que gostam de amor, carinho e merecem ser respeitadas", conta Kelly.

O secretário-adjunto da pessoa com deficiência de Cuiabá, Rubinho da Guia e a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christyane Fonseca, comentaram da luta enfrentada contra o preconceito com os portadores do TEA, que muitas vezes são discriminados e julgados como incapazes.

"Ainda existe muito preconceito e pouco conhecimento em relação ao autismo. E essa falta de conhecimento que leva ao preconceito. Eventos como esses vem para elucidar a sociedade, trazer conhecimento do que é o autismo e como conviver e saber entender esse autismo em sociedade", falou Christiany sobre o preconceito que essas pessoas sofrem.

"O objetivo é chamar a atenção, divulgar e informar para os pais, aqueles que tem uma pessoa com o Espectro Autista na família. Temos parceria com a Câmara, com a secretaria de mobilidade, a de saúde e a de educação. O TEA foi reconhecido agora como PCD, a importância é a gente conseguir diagnosticar essas pessoas o mais cedo possível para que a gente já possa estar encaminhando e dando um tratamento adequado", explica Rubinho.

Maria Auxiliadora é mãe de um autista e relata sobre o isolamento que essas pessoas sofrem por não se sentirem aceitas.

"Nós precisamos incluí-los na área de educação, no mercado de trabalho. É importante começar a fazer essa inclusão, muitas vezes eles vivem isolados, sem vontade de fazer nada, porque eles acham que são excluídos. Então precisamos de pessoas que abracem o projeto de inclusão deles.", disse.

O presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), ressaltou que "essa é a Casa do povo cuiabano, então tem que estar de portas abertas para receber e recepcionar a população. Os autistas têm um papel fundamental para que nós possamos melhorar cada dia mais, seja por meio de leis, projetos e ações que proporcionem a melhor qualidade de vida dessas pessoas", comentou.

Sexta-feira 1º/04 -17h

Palestra sobre “A pessoa com TEA e a inserção no mercado de trabalho"

Local: Câmara Municipal

Sábado 02/04- 17h