05/04/2022
Complexo do Mercado do Porto de Cuiabá leva nome de homem que ajudou construir história do local
Secom Câmara
Lei 6.792 nomeia anexo com o nome de Luiz Cláudio da Silva Alves, mais conhecido como "Mensalão".

A prefeitura de Cuiabá sancionou o Projeto de Lei nº 5342/2021, que institui o nome de Luiz Cláudio da Silva Alves, mais conhecido como "Mensalão" (in memorian) ao complexo do tradicional Mercado do Porto em Cuiabá. De autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), a Lei 6.792 foi divulgada na Gazeta Municipal do dia 1º de abril.

“O Mercado do Porto é um dos maiores pontos turísticos da nossa Capital e o sr. Luiz Cláudio, foi uma pessoa que fez muito pelo local, pelos permissionários da feira como um todo. Era um homem atuante, trabalhador, cheio de iniciativa, humano, respeitado e adorado por todos do mercado”, disse Luiz Fernando ao destacar o (Projeto Geladeira Solidária) como uma das louváveis ações de “Mensalão”.

“O Geladeira Solidária era um projeto onde ele arrecadava alimentos nas bancas dos colegas da feira, para ajudar as pessoas menos favorecidas”, complementou.

Saiba um pouco da história do homenageado – falecido em novembro de 2020, Luiz Cláudio chegou ao Mercado do Porto no final do ano de 2005, contratado pela Secretaria Municipal de Agricultura – Projeto Aprender Fazendo. Sua função era ajudar a coordenadora do mercado em uma obra de reforma que acontecia na época. Porém a construção acabou, mas Luiz Cláudio foi convidado a continuar, pois com o seu jeito simples e humilde já havia conquistado todos da feira. Com o passar do tempo, foi se tornando uma pessoa cada vez mais de destaque no mercado. Quando o Projeto Aprender Fazendo chegou ao fim, ele já estava trabalhando na organização do local, na função de gestão de manutenção e se destacando no cargo. Figura cativa do Mercado do Porto, o homenageado dedicou a maior parte de sua vida e tempo ao local.

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando