Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
13/11/2009
Prefeitura é obrigada a fazer campanha sobre crianças desaparecidas
Luiz Alves
O Executivo Municipal deve dar mais publicidade ao desaparecimento de crianças e adolescentes, conforme prevê o Projeto de Lei 361/2009, do vereador Roosivelt Coelho (PSDB), aprovado durante sessão plenária desta quinta (13). A partir de agora deve ser divulgada periodicamente na Gazeta Municipal e no site oficial do município, em dia a ser definido, a relação de crianças e adolescentes desaparecidos na Capital. A lista terá de conter os nomes, fotografias, data do desaparecimento, o local em que foram vistos pela última vez e o contato das famílias dos desaparecidos.

A publicação será feita na segunda quinzena de cada mês, e os órgãos da administração direta e indireta deverão afixar cartazes em locais visíveis e de fácil acesso. As fotografias dos desaparecidos também devem ser disponibilizadas no site oficial da Câmara Municipal e em jornais de grande circulação. Caso alguém queira prestar informações acerca da localização de crianças e adolescentes, deverão entrar em contato pelo Disque Denúncia Local, procurar um Conselho Tutelar mais próximo ou se dirigir até à Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente.

Segundo o vereador, no Brasil não existem dados oficiais sobre a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos anualmente, no entanto, dos casos registrados, um percentual de 10% a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, às vezes, jamais são resolvidos, sendo que se constatou que uma das causas mais comuns de desaparecimento é a fuga do lar por conflito familiar. "Ter um filho desaparecido é ter a vida suspensa. É assim que se resume o sofrimento de centenas de famílias que passam por esse drama", avalia. Ele lembra que em Cuiabá apenas a empresa Copagaz faz esse tipo de campanha, com a divulgação de nomes e fotos de crianças desaparecidas impressos em rótulos de botijão de gás.

Pollyana Araújo



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.