07/04/2022
A fundação da cidade de Cuiabá foi tema da Tribuna Livre desta quinta-feira
Secom Câmara
Cuiabá foi homenageada mais uma vez pela Câmara Municipal na Tribuna Livre da sessão ordinária desta quinta-feira (7). Ainda dentro da programação cultural em celebração aos 303 anos da Capital, a curadora do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso falou sobre a história da cidade e do Legislativo.

O convite para abordar o tema durante a tribuna foi da Secretaria de Ações Institucionais do Legislativo. A exposição marcou o encerramento da semana especial da programação elaborada pela Coordenadoria de Cultura da Casa.

A curadora do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Elizabeth Madureira, explicou um pouco da história de Cuiabá e a importância de rememorar esses fatos que marcam a cidade.

"Hoje nós viemos comemorar os 303 anos de Cuiabá e os 295 da Câmara Municipal de Cuiabá. Cuiabá foi o primeiro núcleo populacional de Mato Grosso. A minha fala foi para rememorar a importância da Câmara para a história de Mato Grosso. A evolução foi muito grande, antes se elegia homens que tinham terras, escravos e ocupavam outros cargos. Hoje a Câmara é democrática e é eleita pelo povo", lembrou.

O vereador Zidiel Coutinho (PV) aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho da professora em perpetuar a história de Mato Grosso. "A professora Elizabeth Siqueira nos deu essa aula maravilhosa da História de Mato Grosso. Ela foi lá atrás dos anais quando foi guardado pelo historiador Rubens de Mendonça, era pra terem sido queimados, encontrados. E por incrível que pareça, ficou guardado na Casa do historiador. Lá onde começou a história de Cuiabá", conta.

A Coordenadoria de Cultura que esteve à frente dessas programações especiais frisou a importância de lembrar do passado. "É uma alegria imensa para nós cuiabanos conhecer o passado, a história. Não só a importância da história de Cuiabá, mas da Câmara também", celebrou.

Texto alterado no dia 8 de abril, às 16h20

Secom Câmara

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)