18/04/2022
Vereador incentiva jovens a exercerem o direito ao voto
Secom Câmara
Prazo para tirar o título ou regularizar pendências vai até 4 de maio. Tudo pode ser feito pela internet, sem necessidade de ir até um cartório eleitoral.

Muitos jovens vão passar pela experiência de votar pela primeira vez no próximo dia 2 de outubro, quando serão escolhidos, governadores, senadores, deputados federais e estaduais e o presidente do Brasil. Os jovens de 16 e 17 anos não são obrigados a votar, mas alguns já fazem questão de exercer o seu papel de cidadão. Este é o caso do estudante Antônio Eduardo da Silva Alves, prestes a completar 16 anos, que veio visitar o gabinete do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) e participar da sessão ordinária na última quinta-feira (14) na Câmara Municipal de Cuiabá.

Interessado por política desde os 12 anos de idade, Antônio conta que há tempos tinha vontade de conhecer de perto o trabalho dos vereadores e o funcionamento do Parlamento como um todo. O jovem que pretende tirar o título de eleitor, disse que é um admirador do trabalho do vereador Luiz Fernando e que a visita na Casa o fez compreender várias questões que não sabia - principalmente o funcionamento técnico de um gabinete.

“Aprendi muito coisa aqui hoje. Quero agradecer ao Dr. Luiz Fernando e a equipe dele, pela recepção em seu gabinete e por me explicar o funcionamento dos trabalhos na Câmara”, disse Antônio ao destacar a importância do voto. “É o momento em que você escolhe quem vai melhorar a sua idade ou o seu país”.

O jovem ainda contou que tem o sonho de se candidatar para concorrer a uma vaga de vereador ou deputado. Em seu ponto de vista os jovens não se interessam muito por política. “Acho que não é uma cultura brasileira se interessar por política desde cedo”, opinou.

O vereador parabenizou Antônio por sua inteligência e interesse em conhecer o funcionamento da política. “É importante que os jovens tenham esse interesse. É na juventude que acontecem as maiores descobertas e experiências da vida de uma pessoa. Dentro desse contexto está o voto consciente, como um forte instrumento de mudança política e social”, contextualizou.

Trabalho de um vereador?

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que devem ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando