19/04/2022
Vereador encoraja mulheres a aprender defesa pessoal
Secom Câmara
“Ensinar uma mulher a se defender é a maior prova de amor e de fidelidade”, comentou o vereador Tenente Coronel Paccola (Republicanos)

O vereador por Cuiabá fez a afirmação durante a Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que discutia a efetiva necessidade do porte de armamento pelos Caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores, integrantes da entidade de desporto (CACs).

“O homem deve incentivar a mulher à conhecer, dominar e ter uma arma de fogo”: essas foram as palavras do vereador por Cuiabá, Tenente Coronel Paccola durante a Audiência Pública realizada na ALMT que debateu o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo aos CACs.

O parlamentar, que também é empresário, possui um treinamento voltado para público feminino, conscientizando mulheres pela autoproteção. Inicialmente projetado para dar suporte às espoas dos militares, o curso hoje atende mulheres que trabalham em diversos segmentos.

“O homem sabe que se ele tentar fazer algo contra ela, ela poderá se defender, inclusive contra ele. Se tem alguém que precisa saber e ter condições de autodefesa são as mulheres”, relata Paccola.

Paccola ainda citou que as mulheres e familiares dos militares presos na Operação Simulacrum viveram momentos de vulnerabilidade por terem seus nomes expostos pela mídia e estarem recolhidos nos quartéis podendo ter suas casas invadidas por marginais, reforçando a importância do uso responsável da arma de fogo como instrumento de defesa.

Dados coletados junto ao Exército Brasileiro registram que o país chegou ao final de 2019 com um total de 82.567 caçadores com registros ativos de CACs, que   incluem colecionadores e atiradores, que somam o montante de 396.955, 50% maior em relação a 2018.

Gabinete Vereador Ten. Coronel Paccola