16/11/2009
Por 14 votos a 4, Câmara decide pela perda do mandato de Lutero
Luiz Alves
Por 14 votos a 4, a Câmara Municipal de Cuiabá decidiu, em sessão extrordinária nesta segunda (16), pela perda do mandato do vereador Lutero Ponce (PMDB) por ter cometido uma série de irregularidades na época em que presidiu o Legislativo (biênio 2007/2008). A votação aberta foi embasada na Lei Orgânica do Município, no Regimento Interno da Casa e no Art. 55 da Constituição Federal. O voto foi nominal e pela maioria absoluta. Dos 19 parlamentares, apenas Lueci Ramos (PSDB), Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), Chico 2000 (PR) e o próprio Lutero se manifestaram contrários ao parecer da Comissão Processante que foi favorável à cassação do mandato do ex-presidente. O vereador Lúdio Cabral (PT), relator do processo, foi o único que se absteve de votar.

Durante as duas horas disponibilizadas à defesa e ao acusado, Lutero alegou que em sua gestão nunca houve sequer uma denúncia de falha e que os secretários que compunham sua administração eram confiáveis e competentes. “Os meus secretários tinham currículos invejáveis. Por isso, quando fui à Delegacia Fazendária me perguntaram se eu confiava nos empresários e eu respondi que sim, até que se provasse o contrário”, disse, numa referência aos empresários que prestaram depoimento à Justiça.

Suplência

Com a cassação do mandato do titular Lutero Ponce, o empresário Arnaldo Penha (PMDB), segundo suplente da coligação partidária, assumirá a vaga. Penha teve 3.476 votos na eleição passada. A data da posse ainda será definida.

Pollyana Araújo