17/11/2009
Vereadores aprovam proposta que alerta sobre crime de abuso contra criança
Por unanimidade, os vereadores derrubaram na sessão desta terça (16) o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e aprovaram o Projeto de Lei 225/2009, do vereador Francisco Vuolo (PR), que obriga a Prefeitura de Cuiabá a divulgar placas de alerta em toda rede municipal de ensino, contendo o número do Disque 100 e dos telefones dos conselhos tutelares. A preocupação do autor da proposta é em relação ao crescente número de crianças e jovens vítimas de agressão física, abuso moral e sexual. "A falta de informação de grande parte da população faz com que os autores de atos bárbaros saiam impunes.", avalia Vuolo. A proposta, que agora segue para segunda votação, prevê que cada estabelecimento de ensino tenha, no mínimo, duas placas.

O vereador lamenta o fato da maioria dos pedófilos possuir grau de parentesco com a vítima. "É triste esta constatação, mais triste ainda é saber que em sua grande maioria os agressores são pessoas próximas, muitas vezes com parentesco". Outro problema é que crianças e jovens não conseguem falar ou se expressar sobre os sofrimentos que passam, pois sentem vergonha e medo, e, segundo ele, com certeza ficam com traumas que levam muito tempo para recuperar-se. O Disque 100 é um número gratuito. Suas atendentes ficam em Brasília e recebem ligações de todo país. "Este número está destinado a receber denúncias relacionadas a abuso sexual e violência contra crianças e, em nosso município temos os telefones dos Conselhos Tutelares, mas nada adianta termos se os mesmos são desconhecidos pela população, por falta de divulgação". Vuolo se diz convicto de que com esta iniciativa a sociedade estará marchando a passos largos para minimizar e possivelmente promover a extinção desse ato desumano contra seres indefesos.

Pollyana Araújo