05/05/2022
Vereador elogia prefeito por reajuste no salário dos servidores de Cuiabá
Secom Câmara
O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) reconheceu a iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que anunciou durante uma transmissão em suas redes sociais, realizada terça-feira (3), que os salários de todos servidores públicos da capital relativos ao mês de maio serão pagos com um reajuste de 11,5%. O índice é alusivo à Revisão Geral Anual (RGA) relativa à diferença da inflação no período de maio de 2021 a maio de 2022.

“O prefeito disse ainda que vai discutir com os sindicatos como pagará o montante relativo aos anos de 2020 e 2021. Ele estava proibido de conceder a RGA por causa da Lei Complementar 173/2020 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que proibiu a União, estados, o Distrito Federal e os municípios afetados pela pandemia da Covid-19, de conceder, aumento a servidores, até 31 de dezembro de 2021”, explicou o parlamentar.

De acordo com Emanuel, a RGA relativa ao último ano, já será paga nos salários deste mês. “É plausível essa iniciativa do nosso prefeito em pagar a RGA dos servidores, sobretudo do pessoal da Saúde que esteve em grande força tarefa durante o período pandêmico. O mundo parou, mas os profissionais desta área não podiam parar”, observou o parlamentar.

O vereador destacou que ao todo, os servidores da prefeitura têm RGA de três anos para receber, 2019, 2020 e 2021. Os três reajustes dão um total de 21,55%. “E Emanuel irá negociar já na próxima semana com as entidades de classe a melhor forma de equalizar as pendências. O prefeito vai conversar com o Fórum Sindical Municipal para discutir como vai realizar o pagamento”.

Por Márcia Martins / Assessoria de Imprensa

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando