25/05/2022
Em oitiva, advogado expõe ação popular contra Águas Cuiabá
Secom CMC
A oitiva realizada pela CPI da Águas Cuiabá também ouviu morador da Capital que sofre com a falta de atendimento da empresa

O advogado Ivan Ribas, autor de uma ação popular contra a empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário na Capital, denunciou durante oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas Cuiabá a instalação de reservatório de combustível inflamável no meio do bairro Boa Esperança.

“É uma situação de extrema gravidade. Ninguém aqui é contra ao serviço de saneamento básico, mas a forma de como fazê-lo, isso sim passa por nós. Uma pesquisa feita mais afundo mostrou que naquela localidade há várias nascentes de águas, claro desrespeito à legislação ambiental, além da instalação de um reservatório de combustível inflamável, no meio de diversas casas”, disse o advogado que lembra que além da questão do reservatório, a empresa também realizou ações de compactação que danificaram casas ao redor do terreno.

O vereador Diego Guimarães (Republicanos) ressalta que na fala de Ivan, fica ressaltado o fato de que após a ação popular proposta pelo advogado, ele sofreu ameaças contra sua integridade. “Isso nos preocupa muito e pedimos para ele remeter isso à CPI e tão logo ele nos faça, confirme essas informações com provas a gente vai encaminhar o secretário de Segurança Pública”.

Outra oitiva da CPI na tarde desta quarta-feira (25) foi a do morador do bairro Pico do Amor, Renan Souza que enfrentou problemas com a empresa. O cidadão contribuiu com a CPI apresentando fatos e 36 protocolos de reclamação junto a empresa objeto de investigação da CPI e também a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).

"Qualquer informação que seja trazida sobre o serviço de água e esgoto e as obras que são realizadas em Cuiabá elas devem ser objeto da CPI. As informações trazidas pelo Renan, pelo dr. Ivan são muito importantes, que são experiências vividas, no caso do Renan e também provas trazidas sobre obras, sobre a atuação de empresas contratadas pela concessionária. Tudo isso vai fazer parte da CPI, dos objetos de estudo dos vereadores e, ao final, vai poder compor o relatório final emitido pela Comissão Parlamentar de Inquérito", comentou Diego.

Também participaram da reunião os vereadores Marcrean Santos - relator da CPI, Chico 2000 como membro titular e Robertinho Fernandes (PV).  A estimativa é que na próxima segunda-feira (30) aconteçam novas oitivas.

Assessoria de Comunicação/Gabinete Vereador Diego Guimarães