31/05/2022
Vereadora critica cortes no orçamento da Unemat e de instituições federais
Secom Câmara
A vereadora Edna Sampaio (PT) criticou, nesta terça-feira (31), os cortes feitos pelo governo do estado no orçamento da   Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)   e a falta de uma política estadual consistente para a inclusão social dos alunos.

Ela destacou a queda drástica do orçamento da educação em todos os níveis, salientando o impacto trágico destas medidas sobre o desenvolvimento da educação no estado e no país, em longo prazo.

Docente da Unemat  há 28 anos, ela participou do debate dos candidatos à reitoria da instituição, nesta segunda (30), em Cáceres. A eleição acontece nesta quarta-feira (1º).

“Cuiabá é o município que mais contribui com impostos e não temos uma política  organizada de acesso ao ensino superior promovida pelo estado, mas, sistematicamente, nestes quatro anos, o governo tem cortado recursos da Unemat. A universidade ficou fechada por causa da pandemia e hoje se encontra em  situação de calamidade. Quando os governos vão olhar para essa tragédia em curso?”, disse.

A parlamentar criticou, ainda, a falta de uma política de educação em Mato Grosso,  reprovando a estratégia adotada pelo governo do estado de remanejar a gestão de escolas estaduais para o município, desrespeitando a legislação que trata da constituição do sistema único de educação no estado.

E apontou também a interferência do setor privado na disputa pelo segmento na capital e a falta de interesse da Prefeitura e do governo em articular a rede de educação para constituir um sistema único.

“Não temos mais política de educação. A gestão democrática foi destruída em nosso estado. Não se respeita estruturas democráticas construídas com muita luta e isso tem efeitos sobre o desenvolvimento da educação”.

Cortes federais

Edna lamentou também o corte de R$ 3,2 bilhões no orçamento do Ministério da Educação, anunciado dias atrás pelo governo federal, que afetará todos os órgãos do ministério, como institutos e universidades, interferindo, por exemplo, na manutenção de programas de pós-graduação amplamente reconhecidos, e denunciou seu impacto sobre o desenvolvimento do ensino no país.

A vereadora classificou esta medida, que  tirou mais um bilhão de reais das universidades federais, como uma retaliação contra a  resistência das instituições à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019, que trata da cobrança de mensalidades em universidades públicas.

“Estão sendo excluídas da universidade justamente as pessoas beneficiárias das cotas raciais, das cotas de escolas públicas vai se produzir, ao longo dos anos, maior desigualdade. A universidade está se tornando mais elitizada e branca”, disse.

A vereadora salientou o quanto isso afeta o município e deve ser alvo de discussão na Câmara.

“Temos o hábito de pensar que a atuação parlamentar é focada apenas nos equipamentos que o poder público municipal toma conta, mas os alunos que estão na universidade federal, ou excluídos dela, são cidadãos cuiabanos, em sua maioria”.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio