03/06/2022
Vereador denuncia caso de racismo sofrido por sua assessora
Secom Câmara

O fato ocorreu enquanto o vereador Sargento Vidal (MDB) fazia visita em um bairro da capital.

O vereador Sargento Vidal (MDB) usou a Tribuna durante a sessão ordinária realizada quinta-feira (02), na Câmara de Cuiabá, para  denunciar um caso de racismo sofrido pela sua assessora parlamentar Maria Auxiliadora, no início desta semana enquanto ela estava fazendo visita no bairro Jardim Brasil.

Na segunda-feira (30.05), Maria e mais outros dois assessores estavam fazendo visita no bairro Jardim Brasil a fim de colher indicações dos moradores, quando ela foi surpreendida por comentários racistas em relação ao seu cabelo por duas senhoras que moram na região.

"Eu estava no bairro tirando fotos e colhendo indicações com mais dois assessores. Quando um deles estava tirando foto de um bueiro, encostou duas senhoras brancas, eu estava mais afastada e me aproximei para conversar. Mas quando fui dar bom dia, uma delas falou "olha o cabelo dessa, se você não estivesse com muita pressa, eu te levaria para dentro da minha casa, colocaria você no vão da minha perna para tacar creme no seu cabelo duro e iria penteá-lo, pois do jeito que você acordou, você saiu né? Nem o cabelo penteou ``, disse a servidora.

Com a fala racista, a assessora disse que começou a se sentir mal, principalmente, por nunca ter passado por tal situação antes. Seus colegas ficaram abismados e tentaram acalmá-la tirando de imediato do local, quando a outra senhora temendo ser gravada tentou amenizar a situação alegando que o importante é a pessoa "se sentir bem".

Ao chegar no gabinete, Maria contou o ocorrido ao vereador que ficou indignado com o ocorrido. "Me nego a acreditar que ainda exista racismo, pois na minha visão preto e branco são seres humanos, não faço distinção. E minha assessora passou por isso ao ouvir uma mulher dizer que iria alisar o cabelo dela com creme, isso é algo muito ruim ainda mais em uma sociedade que tanto se fala de racismo. Não sei onde o branco se vê melhor que o negro, não entendo isso. Não me acho melhor que ninguém. Fiquei muito chateado quando ela chegou no gabinete me contando a situação em lágrimas e nem queria mais sair nas ruas. Se eu estivesse lá, essas mulheres sairiam dali presas. Mas ela com sua simplicidade abaixou a cabeça e voltou com a equipe para a Câmara. Mas já a orientei que, caso houver uma próxima vez, ela deve chamar a guarnição da Polícia Militar e me ligar, pois racismo é crime e tem que ser levado à Justiça", declarou.

Luana Valentim/Assessoria de imprensa do vereador Sargento Vidal