06/06/2022
Em SP, vereadora participa de lançamento do “Quilombo nos Parlamentos”
Secom Câmara

A vereadora Edna Sampaio (PT) participa, nesta segunda-feira (6), em São Paulo (SP), do lançamento do “Quilombo nos Parlamentos”, uma iniciativa inédita da Coalizão Negra por Direitos, que visa fortalecer as mais de 100 pré-candidaturas ligadas ao movimento negro registradas em todo o país, constituindo uma bancada deste segmento nos parlamentos federal e estaduais.

A atividade acontecerá às 17h, na ocupação Nove de Julho, na capital paulista, e será transmitida pelas redes sociais. A iniciativa surgiu de uma aliança suprapartidária entre PT, PDT, PC do B, PSOL, PSB e Rede Sustentabilidade, e representa pelo menos 67 pré-candidatos a deputado estadual, 31 a deputado federal, 2 distritais e 1 ao Senado, no Distrito Federal  e nos  estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Pré-candidata a deputada estadual, Edna participa como membro do Movimento Negro Unificado (MNU), uma das entidades que compõem a Coalizão.

Em suas redes sociais, Edna Sampaio lamentou a possível ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que seria o convidado principal, e cuja participação presencial estava confirmada.

“Era para ser um encontro entre as candidaturas negras e o ex-presidente Lula, um evento suprapartidário. Como Lula testou positivo para a Covid, imagino que ele participará on-line. Uma pena”, escreveu.

“Participar dessa articulação nacional histórica, a partir de Mato Grosso, é muito importante porque integra nosso mandato e nosso Estado ao circuito nacional de luta antirracista com representatividade no poder. A inclusão de negras e negros no poder é condição para a democracia”, disse.

A Coalizão Negra por Direitos reúne 250 coletivos de todo o país. A entidade denuncia a subrepresentação de pretos e pardos (que são mais de 56% da população brasileira)   no Congresso Nacional, onde há apenas 21 parlamentares negros.

“O objetivo da ação é reduzir o hiato de representatividade no poder legislativo e contribuir para um projeto de país alinhado à luta antirracista, que possa ser mais justo a todas e todos”, diz o site da organização.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio