Início
NOTÍCIAS
07/06/2022
Vereadora propõe discussão sobre destinação de lixo na tribuna livre desta terça-feira
Da assessoria

O ambientalista Hélio Augusto Gomes, criador do personagem “Fiscal do Lixo”, figura folclórica da capital, esteve na Câmara nesta terça-feira (7) para falar sobre a importância da destinação correta ao lixo produzido, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho.

O “Fiscal do Lixo”, que compareceu a convite da vereadora Edna Sampaio (PT), utiliza recursos lúdicos para discutir o tema, alertando a população para o descarte correto do lixo.

O ambientalista, que já integrou o Movimento Nacional dos Catadores de Papel Reciclado, denunciou a situação do aterro sanitário da capital, criado há 26 anos, que hoje se encontra abandonado e defendeu a criação de comitês de mobilização de limpeza urbana.

“Cuiabá está produzindo, diariamente, entre 600 a 700 toneladas de resíduos sólidos, 10% das quais são absorvidos pela coleta reciclável, em parceria com cooperativas de catadores”, disse.

Ele apresentou as ações desenvolvidas para divulgar os espaços verdes do Estado e combater a poluição ambiental por meio do “Fiscal do Lixo”, entre elas a recuperação do rio Mutuca.

“Precisamos muito que o poder público olhe com determinação para questões ambientais, elaborando políticas públicas que, de fato, possam mudar essa realidade de emergência climática que vivemos e nós, aqui no Centro-Oeste e do Pantanal, temos uma contribuição muito importante a dar”, disse Edna Sampaio.

“Não estamos dando ainda, Cuiabá tem perdido a cada dia o título de cidade verde e é necessário que retomemos a perspectiva de cuidado com a destinação do lixo, de seletividade na coleta, de reaproveitamento, de fazer hortas urbanas nas cidades, pois isso é importante para garantir alimento de qualidade e próximo da população. Também é fundamental educar”.

“Aprovamos na Câmara, no início deste ano, um projeto de lei para combater incêndios, situando o município como protagonista das políticas ambientais para lutar contra essa tragédia que tem dizimado a vida em nosso planeta”, comentou.

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
02/06 - Projeto ‘Bola Oval Mudando Vidas’ é tema na Tribuna Livre
02/06 - Regulamentação da ozonioterapia é apresentada em projeto de lei
02/06 - Líderes comunitários ganham seu próprio dia em Cuiabá
02/06 - Vereador apresenta projeto para retirar título de Cidadão Cuiabano a deputado estadual
01/06 - Edna defende liberdade de imprensa e combate às fake news
01/06 - “Não dá para fingir que isso é normal” diz Maysa Leão sobre declarações grosseiras do deputado Cattani
01/06 - CPI dos Consignados define data das primeiras oitivas
01/06 - Vereadora Michelly Alencar faz apelo em plenário pela continuidade da Intervenção na Saúde Cuiabá
01/06 - Vereadores apreciam 15 matérias na 32ª sessão plenária desta quinta-feira (1º)
01/06 - Dilemário apresenta Moção de Solidariedade à jornalista cuiabana Delis Ortiz que foi agredida no exercício da sua profissão
01/06 - Sessão Solene destaca alto índice de violência contra LGBTQIAPNs
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.