07/06/2022
Participação das mulheres na política é tema da Tribuna Livre desta terça
Secom Câmara
A participação das mulheres na política foi um dos temas da Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta quinta-feira (7) na Câmara Municipal de Cuiabá. Para falar sobre o tema, o vereador Sargento Joelson (PSB) convidou a médica Dra. Natasha Slhessarenko.

A médica que também é empresária, professora universitária e filha da ex-senadora Serys Slhessarenko, compartilhou um pouco da história das mulheres na política fazendo alusão a primeira deputada federal eleita em 1933.

"Um tema extremamente importante, uma pauta super atual. E que a gente precisa levar essas informações para todos. Esse ano completamos 90 anos que, nós mulheres, conseguimos votar e ser votadas. A primeira mulher eleita foi em 1933 e ela tomou posse em 1934, foi a Carlota Queiroz, médica e escritora, foi deputada federal em São Paulo", lembrou a médica.

Natasha ainda comentou dados que mostram o pouco avanço das mulheres na interação e fazendo política. E que continuando neste ritmo, os números entre mulheres e homens só serão iguais daqui a 150 anos.

"São 90 anos e nós temos avançado muito pouco, segundo o pesquisador José Eustáquio, do IBGE. Se a gente continuar nesse ritmo. Só vamos estar com representatividade masculina e feminina igual daqui a 150 anos, então realmente isso deixa a gente bastante preocupado. Se a gente for imaginar que tanto a nível municipal quanto estadual, legislativo e executivo, a participação feminina não passa de 16% e somos 52% da população", ressaltou.

O vereador Sargento Joelson (PSB) justificou que o motivo que o fez convidar a empresária para a fala na Tribuna, além de reforçar a importância da mulher na política, é a para que a população também conheça a história e os trabalhos de Natasha.

"Nós temos menos de 10% de representação feminina aqui nessa Casa. A gente chamou ela aqui para que a população possa conhecer a história dessa grande mulher, que se Deus quiser dará grandes frutos a população de Mato Grosso", disse Joelson.

Já o vereador Dídimo Vovô (PSB), falou da importância do tema e da participação efetiva das mulheres na política.

"De fato o que a Dra. Natasha citou aqui abriu o nosso entendimento, o da população cuiabana concernente a políticas públicas voltadas para as mulheres no nosso estado e em especial a nossa capital. Como o vereador Sargento Joelson falou, aqui na Casa são menos de 10% de mulheres na política e na assembleia menos de 5%. Nós precisamos passar para a população cuiabana, para o estado de Mato Grosso e para o Brasil políticas públicas que venham trazer mais mulheres para o nosso pleito", encerrou Dídimo.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da coordenaria de Jornalismo da Secom