25/11/2009
Conselheiros expõem deficiência das unidades vereadores garantem emendas à LOA e PPA
Luiz Alves
Diante das reclamações de falta de estrutura dos conselheiros tutelares das seis unidades de Cuiabá, em sessão solene de entrega de Moções de Aplausos nesta quarta (25), o vereador Chico 2000 (PR), relator da comissão de análise da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2010, garantiu que fará uma emenda à LOA no valor de R$ 200 mil que deve ser destinada exclusivamente aos Conselhos Tutelares do município. No entanto, para assegurar a priorização das unidades, o vereador Antônio Fernandes (PSDB) disse que vai acrescentar a mesma emenda ao Plano Plurianual, o qual estabelece as diretrizes e metas da administração municipal para os próximos quatro anos. A LOA será votada antes do recesso parlamentar, previsto para meados de dezembro.

Na solenidade, foram feitas 15 homenagens em reconhecimento ao trabalho prestado pelos conselheiros municipais. Entre os agraciados está a coordenadora do Conselho Tutelar do Centro, Adriana Gamarra, que relatou as deficiências da unidade que muitas vezes não tem veículo disponível, nem aparelho de fax e telefone para que possam trabalhar.

Chico 2000, autor do requerimento, avaliou que os conselheiros visualizam diariamente atos de violência de pais contra filhos, mulher, avós. "Sei que a missão de vocês não é fácil. Muitas vezes têm que tirar dinheiro do próprio bolso para desempenhar a função com êxito". Reconheceu ainda a importância dos serviços dos conselheiros no combate à pedofilia. Ele lembrou ainda que nas audiências realizadas pela CPI da Pedofilia, onde ocupou o cargo de membro, via nos olhos das mães o medo em denunciar os maus tratos sofridos pelos filhos dentro de casa. “Devido à necessidade financeira acabam não tendo poder de reação”.

Na avaliação do conselheiro do Pedra 90, Adailton Rodrigues, reivindicou a ampliação de políticas públicas de prevenção ao uso de entorpecentes. Também reclamou da falta de recursos das unidades. “No Pedra 90 desenvolvemos projetos com 700 crianças, mas a demandas é de 5 mil”. Além disso, segundo ele, o conselho no qual atua também tem que atender a zona rural. Os conselheiros aproveitaram a sessão para reivindicar reajuste de salário. Hoje, o piso salarial é de R$ 1.150,00.

Pollyana Araújo

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo