28/06/2022
Conscientização da violência contra a pessoa idosa é tema da Tribuna Livre desta terça
Secom Câmara
O Dia Mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, comemorado no dia 15 de junho, foi um dos temas da Tribuna Livre da Sessão Ordinária desta terça-feira (28). O alerta foi feito devido ao crescimento da população idosa no Brasil e consequentemente o aumento do nível de violência e até mesmo o abandono. O convite para a debater o assunto foi do vereador Rodrigo de Arruda e Sá (Cidadania).

O promotor de justiça membro do Ministério Público de Mato Grosso, Wagner Cezar Fachone, trouxe dados do IBGE que mostram a crescente dessa população e o aumento da violência a esse público, principalmente no seio familiar.

"Nós temos no Brasil 32 milhões de idosos, no Mato Grosso são 413 mil idosos. Há uma projeção para daqui a três décadas nós chegarmos a 60 milhões de idosos no país. Ou seja, dobramos essa quantidade de pessoas. Isso leva uma preocupação para nós agirmos. Para muitos idosos que chegam aos 60 anos de idade ou mais é uma questão de vitória, de alegria e convivência familiar. Mas para muitos é sinal de derrota, porque não conseguem alcançar o status de dignidade que a sociedade tanto almeja. E isso se dá pela violência que sofrem, muitas vezes no âmbito familiar, a chamada violência intrafamiliar", pontuou.

"Nós temos na nossa constituição que o idoso é um sujeito de direitos e recebe o status de direito social, com garantia de dignidade, respeito e prioridade. Quando falamos de pessoas idosas, temos que levar em consideração essas três palavras", acrescentou o procurador sobre o direito à pessoa idosa.

Wagner ainda especificou os principais tipos de violência que esse público sofre.

"As formas de violência que mais ocorrem com esse público são a violência de negligência ou abandono, a violência psicológica e a violência financeira. Essas são as mais comuns. E tem algumas características, de violência calada, porque o idosos não se manifesta diante desse sofrimento. É também uma violência tolerada, porque embora ele sofra essa violência, ele ainda aceita por se tratar de uma agressor membro de sua família", alerta.

Finalizando sua oportunidade, o Promotor de Justiça, pontuou as formas de se combater esse crime, não podendo apenas ser responsabilidade de um setor, mas de diversos que juntos contribuem na garantia da dignidade da pessoa idosa.

"A assistência social é muito importante como uma porta de inclusão da cidadania, que faz o atendimento daquela família. No âmbito da saúde é possível fazer o enfrentamento quando um trabalhador da saúde atende um idosos e verifica que ali tem uma situação de violência para que as autoridades tomem as devidas providências. O Poder Público atua fazendo medidas de proteção e mediação entre as famílias. Nós precisamos ter uma rede de proteção que atenda esse público", finaliza.

Secom Câmara