07/07/2022
Câmara realiza curso para a implantação do e-Social
Secom Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou uma capacitação voltada aos servidores para a implantação e gestão do e-Social, sistema informatizado da Administração Pública que contém informações protegidas por sigilo.

O projeto e-Social é uma ação conjunta de entidades do Governo Federal: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.

Cerca de 20 servidores do legislativo participaram do curso de forma presencial e virtual, ministrado pela professora Regina Souza, da empresa Max Prevent Treinamentos.

“Nas primeiras horas falamos sobre os conceitos gerais do e-Social para órgãos públicos, para o regime geral de previdência social e para o regime próprio de previdência social, também trabalhamos a parte de gestão de terceiros no e-Social, licitações que envolvem mão de obra e empreitada, a interligação do e-Social com a parte de saúde, segurança do trabalho voltada à administração, dentre outros assuntos”, relatou.

Após uma visão geral do e-Social foi apresentado aos servidores a implantação da ferramenta. “Finalizamos o curso com a parte prática, com a implantação do sistema e a análise campo a campo dos layouts do e-Social", completou.

A coordenadora do Núcleo de Pessoal, Cristiane Auxiliadora, comentou sobre a importância do sistema. “É uma plataforma do Governo Federal que vai unificar vários sistemas que hoje utilizamos que é a DIRF, a SEFIP, tudo vai convergir para uma mesma plataforma que vai expor o órgão a nível nacional. Acho que a capacitação foi muito produtiva, a Câmara de Cuiabá se antecipou e se preocupou na implantação do e-Social”, afirmou.

O curso envolveu os setores de Recursos Humanos, Financeiro, Licitação, Patrimônio e os responsáveis por fiscalizar contratos. A professora Regina ainda disponibilizou duas aulas para o legislativo, uma voltada para empresas terceirizadas e outra específica para os vereadores.

Secom Câmara