15/07/2022
Secretaria de Saúde apresenta dados do 1° quadrimestre de 2022 em audiência pública na Câmara
Secom Câmara

Na tarde desta sexta-feira, 15 de julho, a Câmara Municipal de Cuiabá realizou uma Audiência Pública para a apresentação do relatório do primeiro quadrimestre de 2022 (janeiro a abril) do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

A reunião foi convocada pelo vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), que preside a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do legislativo. A apresentação dos dados atende a determinação prevista no artigo 36, §5°, da Lei Complementar n° 141/2012.

"Queremos oficializar os pedidos de esclarecimentos que foram feitos, para que tenhamos respostas plausíveis. A minha sugestão é que a secretária volte no máximo dentro de 30 dias a essa Casa de Leis com respostas, para que nós possamos sair daqui sabendo que alguma coisa foi feita", disse o parlamentar.

No Plenário das Deliberações, a secretária de Saúde, Suelen Danielen, esteve acompanhada do técnico da pasta, Ricardo Venero, que informou que houveram algumas mudanças no instrumento de prestação de contas do relatório.

“Agora nós temos o sistema chamado DigiSuS, que é um sistema de planejamento e também de prestação de contas, ali sai o Relatório Anual de Gestão (RAG) e ali também sai o relatório do quadrimestre. Nós vamos observar que algumas coisas foram sucumbidas e outras foram acrescentadas”, explicou.

No primeiro quadrimestre, que compreende os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, a secretaria atuou com a previsão de utilizar recursos da ordem de pouco mais de R$ 402 milhões, foram arrecadados pouco mais de R$ 358 milhões, resultando em uma defasagem de mais de R$ 44 milhões.

Na produção ambulatorial e hospitalar, de janeiro a abril, foram realizados 3.123.070 procedimentos, sendo que 2.636.722 foram apenas na média complexidade, 395.042 na atenção básica, 75.090 na alta complexidade e 16.216 foram classificados como "não se aplica" - que segundo a SMS refere-se a procedimentos de órteses, próteses, aparelhos odontológicos, ortopédicos, bolsas colostomia e outros.

A atenção secundária, realizou 1.600.475 milhões de procedimentos, abrangendo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínicas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Centro de Especialidades Médicas (CEM), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) e o Laboratório Central de Cuiabá (LACEC). Com destaque Policlínica do Coxipó que apresentou uma produção significativa de 530.034 procedimentos e a Unidade do Lacec que realizou 361.336 exames.

O sistema de regulação do SUS que faz o agendamento de consultas e exames e encaminha os pacientes para as unidades da rede, registrou 63.164 consultas e 64.662 exames, totalizando 127.826 procedimentos, que resultaram em somente 42,49% de efetivações.

Para buscar aperfeiçoamento do serviço oferecido à população, a Prefeitura disponibiliza o trabalho de auditoria e ouvidoria do SUS. Esse serviço realizou um total de 20 auditorias, onde 75% estão em andamento e 15% já possuem relatórios preliminares.

Covid-19

Entre os anos de 2020, 2021 e 2022 foram registrados 135.575 casos confirmados de Covid-19 na capital, com 10.333 internações e 3.680 óbitos. Até o momento em que o relatório foi finalizado, foram registradas 59 internações de residentes em decorrência da Covid-19, 18 casos confirmados e 41 suspeitos.

Segundo dados da secretaria, 628.184 pessoas foram vacinadas no município sendo: 398.172 com a primeira dose, 14.905 dose única e 215.106 a segunda dose.

A audiência contou com a presença dos vereadores Demilson Nogueira (PP), Sargento Vidal (MDB), tenente-coronel Paccola (Republicanos), Diego Guimarães (Republicanos), Robertinho Fernandes (PV) e Ricardo Saad (PSDB).

Para ter acesso a outros dados referente aos serviços e recursos aplicados durante o 1° quadrimestre assista a audiência pública no link: https://youtu.be/neX6OXCb43I

Secom Câmara