30/11/2009
Prefeito lamenta falta de recursos para educação
Luiz Alves
O prefeito Wilson Santos sugeriu durante audiência pública realizada hoje (segunda-feira) na Câmara Municipal de Cuiabá a formação de uma comissão para estudar os problemas apresentados na educação infantil na capital. Na lista das dificuldades aparece a falta de estrutura física da Escola Antônio Marcos Ruzzene Balbino e o atraso no repasse dos recursos com entidades conveniadas, além da falta de vagas para atender a demanda do ensino fundamental.

Autor do requerimento que possibilitou a realização da audiência, o vereador professor Néviton (PRTB) disse que o evento contribuiu com a sociedade, pois foi um grande fórum de debates sobre a educação infantil.

O evento contou com a participação do Secretário Municipal de Educação que destacou os avanços da atual gestão na área, tais como: aprovação da Lei de Gestão Democrática, criação da CUC- Conselho de Unidade de Creche, programa de formação pata TDis (desde 2007);avaliação de desempenho dos profissionais das creches, instituição do calendário escolar do projeto roda de Conversa, humanização do espaço de creche;programa de formação continuada para Gestores de Creches e Acompanhamento Sistemático da Assessoria Pedagógica nas unidades.

Julieta Ribeiro Domingues, diretora de políticas educacionais da SME, disse que o município tem como proposta para 2010 a construção de 03 Centros de educação Infantil com capacidade de 720 crianças; 03 unidades de creche com capacidade de 210 crianças;construção de 12 salas de aula para ampliação da oferta de educação infantil; reforma de 10 unidades de creche e 10 unidades escolares.

Na condição de diretora, Francisca Rosa Barbosa solicitou das autoridades o início imediato da construção da sede, pois a estrutura atual apresenta limitações no espaço físico, instalações elétricas, hidráulicas e esgoto sanitário em condições precárias, sem contar a falta de espaço externo para as aulas de educação física, sala para os professores realizarem os planejamentos semanais, refeitórios e banheiros adequados ao tamanho das crianças.

Já o coordenador geral dos Conselhos Tutelares da Capital, Davino Mário de Arruda lamentou a falta de vagas para o ensino fundamental e da angústia dos conselheiros no início do ano letivo quando as pessoas buscam de todas as formas assegurarem escola para os filhos.

Roseli Cordeiro