11/08/2022
Vereador se posiciona contra PL que libera caça esportiva em MT: "retrocesso à vida"
Secom Câmara
Vidal atua há mais de 37 anos na causa animal e pediu que os deputados votem contra o projeto

O vereador Sargento Vidal (MDB) usou da tribuna durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11.08), na Câmara de Cuiabá, para pedir que os deputados estaduais votem contra o Projeto de Lei que libera a caça esportiva em Mato Grosso. Ele pretende acionar a justiça caso a peça seja aprovada.

Tramita na Assembleia Legislativa o PL n° 16/2022 de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL) que dá ao Executivo a autonomia de realizar estudos para viabilizar a liberação da caça de espécies que possam desregular a fauna de Mato Grosso como a caça do porco do mato e do javali. A peça foi aprovada pela Comissão de Agropecuária, no entanto, a Casa de Leis entendeu que antes de entrar em pauta no Plenário, deve passar pela Comissão do Meio Ambiente por ela ser legítima em dar o parecer.

"Esse projeto é um verdadeiro retrocesso e por isso peço aos deputados que pertencem à Comissão do Meio Ambiente que deem parecer contrário, pois irá acabar liberando a caça de todos os animais de Mato Grosso. Se o autor desse projeto está preocupado com os javalis que estão vindo até de outros países para destruir as lavouras, saiba que já há uma lei federal que permite o abate deles. No projeto não está regulamentando quais animais poderão ser cassados, ficando a critério do governo e uma vez regulamentada, poderão ser incluídas a onça pintada, os jacarés, as capivaras, as cutias, entre outros animais. O vereador Sargento Vidal, defensor da causa animal, é totalmente contra a aprovação desta lei na Assembleia Legislativa. Então senhores Deputados, peço que não votem a favor de tal lei que é um verdadeiro retrocesso a natureza e a vida, arquivem esse projeto", disse o parlamentar que também é 1° suplente na Casa de Leis Estadual.

Vidal ainda declarou que, caso este projeto seja aprovado na AL, irá entrar na justiça e pretende lutar até internacionalmente pela derrubada da lei, considerando ainda que recentemente o Pantanal sofreu graves danos com as queimadas no qual muitos animais silvestres morreram.

O vereador é grande defensor da causa animal na qual atua há mais de 37 anos e faz parte da Comissão do Meio Ambiente na Câmara de Cuiabá.

Gabinete do vereador Sargento Vidal