19/08/2022
Câmara reúne vereadores da 11ª Legislatura através do projeto Roda de História
Secom Câmara

Vereadores da 11ª Legislatura (1983- 1988) estiveram nesta sexta-feira (19) na Câmara de Cuiabá para participar da segunda edição do projeto Roda de História. A ação é idealizada pela Secretaria de Ações Institucionais (SAI) por meio do Núcleo de Cultura, Resgate Histórico e Eventos.

A ação marca o início das atividades em comemoração aos 300 anos do legislativo cuiabano. Nomes marcantes da política mato-grossense compareceram na Casa de Leis, dentre eles Agripino Bonilha, Antero Paes de Barros, Euclides Maciel, Gomeraldo de Barros, Luiz Estevão e Roberto Nunes. Além de vereadores, os dois últimos também atuaram como presidentes do legislativo.

“A Câmara Municipal é um laboratório de ideias e o homem não pode viver sem história e sem história não há futuro, me senti muito feliz em rever os companheiros, relembrando histórias do passado e das nossas lutas democráticas que tivemos por várias vezes. Eu tenho a honra de ter participado da legislatura que quebrou o monopólio do transporte coletivo em Cuiabá, marco importante na minha legislatura”, relembrou Roberto Nunes.

“Esse ato foi algo muito bom, quando assumi esse mandato em 83 eu tinha 32 anos de idade, hoje eu tenho 72, tinha 10 anos como advogado, hoje tenho quase 50, então para mim foi uma experiência muito válida, rever amigos e reorganizar os pensamentos”, ressaltou Luiz Estevão.

A secretária de Ações Institucionais, Rayhana Arnuti comentou sobre a importância do evento em resgatar e perpetuar a história da Câmara.

“Essa gestão deixa de herança para Mato Grosso, para Cuiabá, esse projeto que iniciou nesta gestão e outro projeto já em andamento que é o livro em comemoração aos 300 anos da Câmara, é muito importante termos esses registros e valorizarmos a nossa história, a nossa cultura”, frisou.

O presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), parabenizou a secretaria da Casa pela iniciativa e agradeceu a presença dos ex-vereadores pelos trabalhos prestados à sociedade cuiabana.

“Estou muito feliz em ver amigos aqui neste plenário, pessoas que fizeram muito por nossa cidade, que marcaram a história da Câmara de Cuiabá, com trabalho sério pensando no melhor para a nossa população. Me sinto honrado por participar e apoiar esse brilhante projeto realizado pela Secretaria de Ações Institucionais, estão todos de parabéns.”

Também estiveram presentes na reunião o vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), o coordenador do Núcleo de Cultura, Roberto Hurtado, o analista legislativo, Danilo Monlevade e as estagiárias da SAI, Thauanny Guimarães e Thalyta Albertnaz.

Secom Câmara

Fotos Relacionadas