30/08/2022
Lei alerta sobre diagnóstico precoce de Leucemia e a importância da doação de medula óssea
Secom Câmara
O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) criou mais uma medida voltada à saúde da população: a Lei nº 6.848/2022, que institui a campanha “Fevereiro Laranja”. O objetivo é conscientizar a população para o diagnóstico precoce e tratamento imediato da Leucemia e alertar sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea - para salvar vidas.

“A descoberta antecipada da Leucemia, aumenta as chances de sucesso no tratamento. E a doação de medula óssea, muitas das vezes, é a única chance de cura do paciente”, explica o parlamentar que carrega a bandeira da saúde como sua principal pauta no Legislativo.

De acordo com a lei, a campanha “Fevereiro Laranja, deverá ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de fevereiro. Os eventos de conscientização poderão ser promovidos através de parcerias com entidades públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e profissionais capacitados para tal.

Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocitica aguda (LLA) e leucemia linfocitica crônica (LLC). De um modo geral, alguns sinais como sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso podem significar que um diagnóstico adequado é necessário.

A maior dificuldade encontrada para a realização do transplante de Medula Óssea, Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a compatibilidade, a chance de encontrar uma medula compatível pode chegar de 1 para 100 mil doadores.

Como doar Medula Óssea em Cuiabá

O MT - Hemocentro de Cuiabá disponibiliza todas as condições técnicas e segurança às pessoas que têm a intenção de fazer o seu cadastro para serem doadoras de Medula Óssea. Para mais informações, ligue Telefone: (65) 3623-0044.

Márcia Martins / Assessoria de Imprensa do vereador Dr. Luiz Fernando

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!