Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
27/09/2022
Projeto Cuibaninhos na Câmara recebe 70 alunos nesta terça
Secom
O Projeto Cuiabaninhos na Câmara segue a todo vapor e realizou mais uma visita guiada na manhã desta terça-feira (27) na Câmara Municipal de Cuiabá. As visitas acontecem desde 2019 e tem o intuito de apresentar aos estudantes das escolas municipais da Capital, a importância e como funciona o Poder Legislativo. As visitas são organizadas pela Escola do Legislativo e realização da Secretaria de Ações Institucionais. 
 
A instituição de ensino que realizou a excursão desta vez foi a Escola Fundação Bradesco que trouxe 70 alunos do ensino fundamental para conhecer a Casa de Leis. Durante a visita eles conheceram a Praça Moreira Cabral, onde tem o Obelisco que marca o Centro Geodésico da América do Sul. 
Em seguida eles foram até o plenário Ana Maria do Couto (Plenarinho), onde assistiram vídeos e participaram de uma palestra que contou a história da Câmara e como ela funciona. Por fim, eles conheceram o plenário das deliberações, onde os parlamentares realizam as sessões ordinárias, audiências e sessões solenes. No local, alguns vereadores os receberam e falaram com os estudantes. 
 
O secretário de Apoio Legislativo, Eronides da Luz, o "Nona", conversou com os alunos e contou como essa ação ajuda na formação de cidadãos conscientes sobre deveres políticos. 
 
"Com o projeto nós temos a oportunidade de mostrar pra eles o que a Casa faz e qual a importância do trabalho da Câmara. Eles saem daqui com uma consciência maior e isso vai formar o futuro cidadão cuiabano. Tenho certeza que com essa explanação que nós fizemos eles vão ter orgulho de ter participado dessa visita", disso Nona.
 
O coordenador de Cultura da Câmara, Roberto Hurtado Silva, também aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade de mostrar aos alunos o papel do Poder Legislativo.
 
"O projeto cuiabaninhos vem trazendo muitas informações dentro da educação municipal. A gente mostra um pouco da Casa, incentivando as pessoas a crescerem e terem a política um pouco melhor", explica Roberto. 
 
Já a orientadora pedagógica educacional, Luciana Mota, explicou como essa visita ajuda no desenvolvimento do plano pedagógico dentro da sala de aula, levando os alunos a conhecer a prática do que eles têm aprendido. 
 
"Dentro da dinâmica da escola a gente tem alguns estudos de meio, que são práticas fora da escola. Dentro desse processo, a professora de história casou o processo do iluminismo dentro do Poder Legislativo, ligando a aprendizagem do aluno, explicando qual o objetivo e finalidade da Câmara. Como o aluno mesmo não votando pode participar, sendo cidadão no processo de sociedade", contou a Luciana.

Os vereadores Sargento Vidal (MDB) e o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) também conversaram com os alunos. 

Secom



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.