18/10/2022
Vereadora Maysa Leão participa da formação do Projeto Autismo na Escola
Evelyn Ribeiro/Da Assessoria

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 1.612 mil estudantes com autismo, conforme levantamento da Superintendência de Diversidades da Seduc

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) participou nesta segunda-feira (17), da formação do Projeto Autismo na Escola, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá. O projeto foi lançado em abril deste ano, e tem como objetivo promover estudos capazes de desenvolver na comunidade escolar a promoção de políticas públicas voltadas para o autismo nas 700 escolas da rede pública estadual.

Representando a Associação de Amigos dos Autistas, Neurodiversos e Pessoas com Doenças Raras de Mato Grosso (Amand-MT), Maysa Leão, que também é mãe de um jovem autista de 13 anos, destacou a importância da efetivação das políticas de inclusão.

“A inclusão é uma decisão. A gente não acorda inclusivo. Talvez a gente não entenda quão grande é o esforço de uma criança autista para dizer as palavras mãe, pai, para fazer um amigo. Ver o estado de Mato Grosso fazendo este evento, avançando desta forma, é algo que me enche de esperança. Eu me coloco aqui não só como Amand, não só como Maysa Leão vereadora ou mãe, mas como voluntária para ajudar, para que Mato Grosso avance cada vez mais, e para que o Brasil nos olhe como referência”, afirmou a vereadora.

Durante o evento também foi entregue a cartilha “Autismo Sonho de Menino”, elaborada pela neuropsicóloga Érica Rezende Barbieri, mãe de Enã Rezende, que é o primeiro autista médico do estado de Mato Grosso. O material impresso traz informações sobre a história de superação de Enã, que é autista nível 1 (leve), orientações quanto aos primeiros sinais que ajudam a identificar o espectro, características e diferenças de comportamento na linguagem, som, relacionamentos, compreensão, contato físico, brincadeiras, situações de perigo e importância da escola neste processo.

“O governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes têm defendido as causas da educação inclusiva, as políticas públicas que vão fazer a diferença na vida de crianças, jovens e adultos desse estado. Sabemos que a nossa educação tem um contexto histórico muito difícil, de grandes desafios, e que se intensificou muito no período da pandemia. É um grande desafio, mas seguimos na certeza de que teremos uma educação de qualidade para todos”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

A capacitação sobre Autismo nas Escolas é voltada para os diretores e coordenadores das 15 Diretorias Regionais de Diretorias Regionais de Educação (DREs). Mato Grosso é o primeiro Estado brasileiro a elaborar um projeto neste sentido. Devem ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 1.612 mil estudantes com autismo matriculados, conforme levantamento da Superintendência de Diversidades da Seduc. A programação conta com palestras e oficinas, e segue até às 18h, no Palácio Paiaguás.

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)